Sociedade

Promoção da abelha e do mel de Porto de Mós em segundo lugar no Prémio Agir da REN

17 fev 2023 17:26

Associação Vertigem premiada com 15 mil euros para criar centro de interpretação

Clique em cima para ver o vídeo

Uma iniciativa que tem como fim a promoção da apicultura no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC), envolvendo os produtores locais e promovendo oportunidades de emprego, foi distinguida com o segundo lugar do Prémio Agir da REN.

Este ano, o galardão foi dedicado à promoção do meio ambiente, da biodiversidade e ao combate às alterações climáticas.

A Associação Vertigem, uma ONGA, sediada na aldeia de Portela Vale de Espinho, no concelho de Porto de Mós, pretende criar um Centro de Interpretação da Abelha e do Mel nesta área protegida. 

A partir do edifício de uma antiga escola primária, partilhada com o Núcleo de Espeleologia de Leiria, situada na freguesia de São Bento, no mesmo município, o colectivo aposta na valorização das fileiras da apicultura e do turismo, pela promoção da protecção ambiental, do crescimento económico e criação de emprego.

Rui Cordeiro, presidente da Vertigem, explica que uma das metas é o envolvimento de mais de cinco mil pessoas nos primeiros três anos em formação, iniciativas de educação ambiental e visitas ao CIAM.

O responsável adianta que, com os 15 mil euros do prémio da REN será possível avançar na recuperação da antiga escola e equipá-la com materiais para educação ambiental.

"Será ainda criado um pólo de agregação dos apicultores locais para formação, assim como um espaço dedicado para receber escolas no âmbito da educação ambiental. E vamos valorizar a apicultura e o turismo apícola, dando valor à região e rendimento aos apicultores. Queremos implementar uma apicultura amiga do ambiente, com uma abordagem em técnicas apícolas centradas na apicultura biodinâmica que respeite a integridade natural da colónia.”

Em primeiro lugar no Agir, ficou “Lousada + VERDE: Restauro Ecológico em prol da comunidade” da Associação VERDE, de Lousada, que receberá 30 mil euros, e a Cooperativa Rizoma, com a Mercearia Comunitária em Lisboa, ficou em terceiro. Receberá cinco mil euros.