Economia

Promoção de eco empreendedorismo junta associações do Centro, Norte e Alentejo

5 ago 2022 17:00

Projecto liderado pela Nerlei, de Leiria

promocao-de-eco-empreendedorismo-junta-associacoes-do-centro-norte-e-alentejo

Quatro associações das regiões Centro, Norte e Alentejo estão a trabalhar em conjunto para fomentar um novo paradigma eco empreendedor nestas regiões, com o desenvolvimento de um programa de eco empreendedorismo multi regional de âmbito nacional, que tem como um dos grandes objectivos criar 50 novas empresas.

Trata-se do Eco Startup, liderado pela Associação Empresarial da Região de Leiria (Nerlei), e que envolve ainda a Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC), de Coimbra, a Associação Empresarial para a Inovação (Cotec), sedeada no Porto, e Núcleo Empresarial da Região de Évora (Nere).

Em comunicado, a Nerlei explica que estão a ser promovidas sessões entre empresas e entidades do sistema científico e tecnológico, das regiões envolvidas, com o objectivo de identificar problemas/lacunas no tecido empresarial que possam constituir oportunidades de empreendedorismo.

A par disso, vão ser realizadas acções de sensibilização para a temática do empreendedorismo junto de escolas secundárias, profissionais e de ensino superior.

“Conjugadas as oportunidades identificadas com o espírito empreendedor suscitado nos jovens alunos, passar-se-á à fase de capacitação dos novos empreendedores com experiências de imersão em ambiente empresarial e utilização de simulador de empreendedorismo, culminando o processo num Concurso Nacional de Ideias, que engloba bootcamps e sessões de mentoria”.

O Eco Startup é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 601,8 mil euros, dos quais 511,6 mil são provenientes do Fundo Social Europeu.