Sociedade

Protocolos internacionais contribuem para a multiculturalidade no IPLeiria

8 jan 2016 00:00

Estudantes estrangeiros podem assegurar falta de alunos prevista com quebra demográfica

protocolos-internacionais-contribuem-para-a-multiculturalidade-no-ipleiria-2777

O número de protocolos que o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) tem firmados com várias instituições de ensino superior um pouco por todo o mundo não está contabilizado. Para cada mobilidade de aluno ou professor é estabelecido um acordo dificultando a contagem. Mas, o importante para a instituição são as vantagens que alunos, professores e as cidades onde estão inseridas as escolas do IPLeiria ganham com a vinda de estudantes estrangeiros: a multiculturalidade.

Rita Cadima, vice-presidente do IPLeiria, admite que esta internacionalização poderá ser uma solução para a quebra demográfica prevista para Portugal. “Temos mais vagas do que aquilo que teremos de clientes. Mas também temos um grande potencial como exportação de ensino superior. Temos universidades com grande historial de renome, fazemos investigação ao mais alto nível, estamos inseridos na Europa, com uma segurança, qualidade e custo de vida distintos de muitos países europeus. Se falarmos do mercado lusófono temos a questão da língua”, reforça.

Os estudantes do IPLeiria “ganham” com a internacionalização, estando inseridos em “turmas multiculturais”, tendo em conta o “mundo cada vez mais global”. Em termos financeiros, é também vantajoso, pois o IPLeiria recebe propinas dos alunos estrangeiros que fazem ciclos de estudos completos. Sendo estudantes internacionais, a propina é muito superior à do estudante nacional.”

Está ainda prevista a realização de uma espécie de curso de Inverno ou Verão, onde os alunos 'compram' um pacote que inclui a visita cultural, alojamento, estadia e uma propina isolada para a frequência em determinada disciplina.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital deste artigo