Sociedade

PSD alega que custos do Pavilhão de São Mamede são “superiores ao anunciado”

22 out 2023 09:00

Município da Batalha lançou na semana passada um novo concurso público para a construção desta infra-estrutura, com um preço base de 1,7 milhões de euros

psd-alega-que-custos-do-pavilhao-de-sao-mamede-sao-superiores-ao-anunciado
Obras do gimnodesportivo de São Mamede estão paradas há mais de um ano, para revisão do projecto
Ricardo Graça/Arquivo

O PSD acusou esta semana o presidente do Município da Batalha de “mentir” sobre os custos da empreitada de construção do Pavilhão de São Mamede, após ter sido lançado um novo concurso público para a construção desta infra-estrutura, com um preço base de 1,7 milhões de euros.

Ao nosso jornal, na semana passada, o presidente Raul Castro (Movimento Independente Batalha é de Todos) explicou que a construção do pavilhão iniciou-se ainda no mandato de Paulo Batista dos Santos (PSD), sendo “um projecto com um custo de 1,5 milhões de euros para cerca de 200 lugares”. “Achei que esse investimento era uma má gestão”, afirmou o edil, adiantando que o novo projecto prevê o aumento da capacidade para 755 lugares.

Já esta semana, o PSD enviou um comunicado a referir que “para implementar esta decisão, a Câmara da Batalha teve que pagar uma indemnização de mais de 110 mil euros ao empreiteiro actual e lançar um novo concurso. O presidente da Câmara afirmou publicamente que o novo projecto custaria apenas 1,8 milhões de euros, contradizendo a realidade financeira do projecto”.

A oposição aponta como custos associados à obra, além do novo concurso e da indemnização, o “valor já executado (500.000 euros)”, o “novo projecto de arquitectura (12.100 euros)” e os “arranjos exteriores não contemplados no novo concurso (nunca inferior a 300.000 euros)”.

“O cálculo correcto aponta para um custo mínimo de 2,692 milhões de euros para a conclusão do novo Pavilhão Municipal de São Mamede”, acusa o PSD. Confrontado com as acusações, Raul Castro referiu não ser oportuno avançar com qualquer consideração, uma vez que o novo concurso público está aberto até ao dia 4 de Novembro, e que só após ser conhecida a proposta vencedora, se poderá calcular o custo real do pavilhão.