Sociedade

PSD solicita informação à ANACOM sobre cobertura de rede em Pedrógão Grande e Alvaiázere

2 dez 2024 13:34

Até à data, as autarquias não vêem as necessidades das suas populações concretizadas

psd-solicita-informacao-a-anacom-sobre-cobertura-de-rede-em-pedrogao-grande-e-alvaiazere

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria na Assembleia da República enviaram um requerimento a solicitar à ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações informação sobre a cobertura de rede para os concelhos do norte do distrito.

Sofia Carreira, Hugo Oliveira, João Santos, Telmo Faria e Ricardo Carvalho questionaram sobre como “vão avançar as novas fases na cobertura de rede para as zonas brancas nos concelhos de Pedrogão Grande e Alvaiázere”, alertando ainda para  o facto das empresas a "quem têm sido entregues os projectos de execução, nestas áreas geográficas não apresentarem capacidade de executar no calendário previsto".

Os sociais-democratas referem que é "preocupação do actual Governo a implantação de redes públicas de comunicações eletrónicas de capacidade muito elevada nas ‘áreas brancas’”, que já estão identificadas no território nacional.

"Os concelhos do norte do distrito de Leiria, nomeadamente Pedrogão Grande e Alvaiázere, através das suas autarquias, contribuíram com envio atempado dos dados e requisitos exigidos para que os procedimentos administrativos e concursais, possam avançar”, refere ainda o documento.

No entanto, os deputados adiantam que "até à data, não vêem as necessidades das suas populações concretizadas, mantendo, ainda, condicionantes técnicas na utilização de recursos digitais na gestão do seu território e património”.

Os deputados afirmam que estes municípios foram muito fustigados com os incêndios de 2017 e têm “séria responsabilidade na gestão de áreas florestais, na coesão territorial, na administração do investimento público e apoio a uma população, que infelizmente, são hoje ainda muito carenciadas de recursos”.

Por isso, consideram ser “impossível ignorar que as chamadas zonas brancas, são espaços de territórios de baixa densidade onde não há cobertura de banda larga”.