Sociedade

PSP de Leiria identifica 3,9% de condutores em excesso de velocidade

27 set 2022 11:49

No âmbito da Campanha ROADPOL Safety Days, Comando de Leiria fiscalizou 3906 viaturas

psp-de-leiria-identifica-39percent-de-condutores-em-excesso-de-velocidade
PSP fiscalizou o trânsito no âmbito da Campanha ROADPOL Safety Days
Ricardo Graça/Arquivo

O Comando Distrital da PSP de Leiria esteve envolvido na campanha europeia de fiscalização rodoviária ROADPOL Safety Days, que decorreu entre os dias 16 e 22 de Setembro de 2022.

Coincidindo com a Semana Europeia da Mobilidade, a PSP promoveu e implementou em toda a sua área de responsabilidade acções de fiscalização, de curta duração e com grande mobilidade, especialmente direccionadas para a fiscalização da utilização indevida do telemóvel durante a condução.

No âmbito da velocidade, a PSP de Leiria identificou 3,9% de condutores em excesso de velocidade. Das 3.906 viaturas controladas, foram detectadas 151 a circular acima da velocidade permitida por lei.

Numa nota de imprensa, a PSP refere ainda que foram fiscalizadas 327 viaturas, tendo sido efectuadas quatro detenções: duas por condução sob a influência do álcool, uma por falta de habilitação legal para conduzir e uma por desobediência qualificada (condução de viatura apreendida).

Foram também registadas 46 infracções ao Código da Estrada, das quais cinco por falta de inspecção, três por falta de seguro de responsabilidade civil, quatro por falta do uso de sistemas de retenção no transporte de crianças, uma por uso indevido de telemóvel durante a condução e uma por não utilização do cinto de segurança.

"A PSP aconselha todos os cidadãos que utilizam a via, como condutores de qualquer tipo de veículo e como peões, que respeitem as ordens dos agentes reguladores de trânsito, a sinalização luminosa, vertical e horizontal e que tenham atenção ao comportamento dos demais utilizadores, com o fim de atingir o registo de zero mortes na estrada", refere o comunicado.

A polícia apela ainda para que sejam cumpridas as regras do Código da Estrada e que se "evitem comportamentos de risco ao volante, especialmente a utilização do telemóvel enquanto conduzem, a ingestão de bebidas alcoólicas, o desrespeito dos limites de velocidade e a não utilização dos cintos de segurança e sistemas de retenção".