Sociedade
PSP detém jovem de 20 anos e apreende droga e armas em Peniche
Detenção aconteceu no âmbito de uma investigação por tráfico de droga na cidade envolvendo jovens
A PSP deteve, esta semana, em Peniche, um jovem de 20 anos que estará envolvido numa investigação de tráfico de droga na cidade, praticado por "um conjunto de jovens". No momento da detenção, a polícia aprendeu cerca de 120 doses de haxixe, uma faca, telemóveis e dinheiro.
Em comunicado, a PSP explica que no âmbito desta investigação, que decorre há vários meses, desencadeou, no passado dia 6, uma operação policial, que contou com reforços da estrutura da investigação criminal e intervenção rápida da Divisão Policial de Caldas da Rainha, bem como do Grupo Operacional Cinotécnico da UEP/PSP.
Essa acção policial culminou na apreensão de 109 doses de cocaína, quatro doses de haxixe, uma arma de ar comprimido, duas munições de calibre 6,35mm, uma mira telescópica, duas armas brancas artesanais e um machado tipo 'tomahawk'. Foram ainda apreendidos 16 smartphones; duas balanças de precisão; dois computadores portáteis e duas baterias de motas eléctricas, suspeitas de serem furtadas.
No decorrer das buscas domiciliárias, os agentes detectaram dois cães, que se encontram num espaço "sem condições" e que, após avaliação do médico veterinário municipal, foram encaminhados para o Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Peniche.
Segundo a polícia, os jovens visados na investigação, um dos quais com antecedentes criminais e com pena suspensa aplicada por tráfico de droga e outra actividade criminosa, "desenvolviam grande parte da sua atividade ilícita através da venda directa a consumidores, aproveitando e recorrendo a diversos procedimentos que visavam dificultar uma eventual investigação da PSP.
Para já, apenas um foi detido: o jovem de 20 anos apanhado esta quinta-feira, que, após ter sido presente a autoridade judiciária, ficou obrigado apresentações bissemanais à polícia e proibido de contactar com os demais envolvidos na investigação.