Sociedade

PSP investiga explosão em pedreira que provocou um ferido grave em Alcobaça

17 dez 2021 17:01

Vítima foi transportada de helicóptero para Coimbra

psp-investiga-explosao-em-pedreira-que-provocou-um-ferido-grave-em-alcobaca
Equipa de armas e explosivos da PSP estiveram no local
PSP

A PSP está a investigar as circunstâncias em que ocorreu a explosão numa pedreira, em Moleanos, no concelho de Alcobaça, esta quinta-feira, que provocou um ferido grave.

Numa nota de imprensa, a PSP informa que no âmbito das competências atribuídas à PSP na área das armas e explosivos, após contacto prévio da GNR de Alcobaça, o Comando Distrital de Leiria fez deslocar pelas 18 horas, para a Pedreira do Cabeço da Vagem, próximo da localidade de Moleanos, freguesia de Aljubarrota, concelho de Alcobaça, uma equipa com dois polícias, da Seção de Fiscalização, do Núcleo de Armas e Explosivos, apoiados quatro polícias da Divisão de Investigação e Fiscalização, do Departamento de Armas e Explosivos,
da Direcção Nacional da PSP.

O objectivo foi proceder à "gestão do local da ocorrência visando a recolha de informações e declarações, preservação de vestígios, indícios e objectos, assim como reportagem fotográfica do local, que permita chegar às causas da citada explosão".

Um homem foi transportado de helicóptero para o Hospital Universitário de Coimbra com queimaduras graves devido a uma explosão numa pedreira em Meleanos, no concelho de Alcobaça.

O acidente ocorreu às 15:30 quando “dois trabalhadores efectuavam trabalho de rotina para a criação de acessos e remoção de detritos e se deu a explosão”, disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros de Alcobaça, Leandro Domingos.

Um dos trabalhadores, com 40 anos, sofreu ferimentos graves e “foi helitransportado para o Hospital Universitário de Coimbra com queimaduras de maior intensidade no rosto, peito e membros superiores, e de menor gravidade nos membros inferiores”, acrescentou o comandante.

 Um outro trabalhador, de 23 anos, sofreu ferimentos ligeiros e foi transportado para o Hospital de Leiria.

A pedreira suspendeu a laboração para garantir a segurança dos meios de socorro, mas, de acordo com Leandro Domingos, “o local encontra-se em segurança e os trabalhos deverão ser retomados normalmente na sexta-feira”.

No local estiveram 13 operacionais apoiados por seis veículos dos bombeiros de Alcobaça, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital das Caldas da Rainha, um helicóptero de Évora e a GNR.