Economia

Quando (sem roubar) se reinventa a tradição nos circuitos da moda

2 abr 2021 13:46

Não existem só casos de apropriação indevida de produtos tradicionais. Fomos conhecer parcerias que reinventam e promovem produtos da região

quando-sem-roubar-se-reinventa-a-tradicao-nos-circuitos-da-moda
Sofia Tregeira inspirou-se nos bordados de Caldas da Rainha para criar uma colecção de jóias
Sofia Tregeira
Daniela Franco Sousa

Nos últimos dias, a estilista norte- americana Tory Burch captou a atenção dos portugueses pelos piores motivos. Está a ser duramente criticada pelo público, bem como pelo Governo, que a acusam de ter copiado a tradicional camisola poveira e de a ter lançado numa colecção onde chegou a apresentar o artigo como inspiração mexicana.

Além disso, também a fábrica de faianças Bordallo Pinheiro reconheceu nas colecções desta estilista os traços usados pelo naturalista de Caldas da Rainha no seu célebre serviço Couve.

Felizmente, não faltam parcerias respeitosas da identidade portuguesa, onde a tradição se reinventa nos circuitos da moda. Exemplo disso são as criações da supermodelo Claudia Schiffer, que tem desenhado peças de vidro e de cerâmica, produzidas nas fábricas da Vista Alegre e da Bordallo Pinheiro, em Alcobaça e Caldas da Rainha. E os projectos deste género replicam-se na região, incluindo rendas, bordados e cestaria.

Principelina Loução preside à associação Bordado das Caldas da Rainha, constituída para proteger e promover esta arte antiga (que remonta ao tempo da Rainha D. Leonor), um saber que hoje já poucas senhoras dominam. Menos de uma vintena, segundo as suas contas. E certificar este bordado tem sido uma das suas causas. É preciso garantir que este continua a ser bem feito e pela mão de bordadeiras de Caldas da Rainha, defende a presidente.

Ensinar as mulheres mais novas, em parceria com o centro de formação Cearte, tem sido outra maneira de não deixar extinguir este saber, realça a septuagenária.

E quando respeitadoras da tradição, as parcerias podem ser muito interessantes, considera a dirigente (em vez de presidente da associação) que, em articulação com o Município e os CTT, está a preparar o lançamento de uma plataforma para vender bordados online.

Outro projecto de sucesso foi a criação de uma colecção de jóias inspiradas nos bordados, pela mão da joalheira Sofia Tregeira, nota

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ