Sociedade

Quatro municípios da região de Leiria subscrevem acordo para gestão sustentável da água

24 mai 2022 17:51

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria e da Nazaré também assinaram o compromisso

quatro-municipios-da-regiao-de-leiria-subscrevem-acordo-para-gestao-sustentavel-da-agua
A assinatura tomou lugar hoje em Salvaterra de Magos, no distrito de Santarém
Sohaib Al Kharsa@Unsplash

Os municípios de Leiria, Bombarral, Nazaré e Ourém e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria e da Nazaré fizeram parte das mais de cem entidades que assinaram a Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas, um compromisso para a gestão sustentável da água.

A assinatura tomou lugar hoje, em Salvaterra de Magos, no distrito de Santarém, e estabelece a intenção destas entidades de “implementar medidas de adaptação e mitigação”, sendo dado realce às “relacionadas com a economia circular, melhoria da eficiência hídrica e energética, bem como as que visam reduzir a vulnerabilidade actual e futura aos efeitos das alterações climáticas”, informa uma nota de imprensa.

Proposto pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), o compromisso do documento “está alinhado com instrumentos europeus já implementados em Portugal, como o Acordo de Paris, o Pacto Ecológico Europeu e a Nova Estratégia da União Europeia para as Alterações Climáticas, onde se inclui a nova Lei Europeia do Clima”.

A associação espera que o acordo seja subscrito pelo “máximo de entidades possíveis”, de modo a tornar o sector “mais eficiente e bem preparado para os desafios presentes e vindouros”.

“O sector dos serviços de abastecimento e saneamento de água urbana deve, no seu conjunto, sustentar o esforço de apoiar, propor e operacionalizar estratégias e medidas para o combate à emergência climática”, afirma a nota.