Sociedade

Quem são os vereadores na Câmara de Leiria? Hum… Não faço ideia!

19 mai 2016 00:00

Inquérito do JORNAL DE LEIRIA

quem-sao-os-vereadores-na-camara-de-leiria-hum-nao-faco-ideia-4125
Maria Anabela Silva

Por ocasião de mais um Dia do Município de Leiria, que se assinala no domingo, dia 22, fomos para a rua.

Objectivo: tentar perceber se os munícipes conhecem ou conseguem identificar os elementos que compõem o executivo municipal. Resultado: metade das 60 pessoas a quem fizemos a pergunta - “Quem são os vereadores na Câmara de Leiria?” - não conseguiram indicar o nome de nenhum vereador.

Sem o rigor de uma sondagem, procurámos no nosso inquérito abranger pessoas de vários escalões etários e residentes em vários pontos do concelho, mas é evidente que a amostra não tem representatividade do universo dos habitantes do concelho. Mesmo assim, falemos deles.

Das 60 pessoas inquiridas, 31 não conseguiram indicar o nome de nenhum vereador. Entres estes, houve três pessoas que disseram que até sabiam quem eram alguns, mas não se lembravam dos nomes.

“Sei que há um senhor que foi agora muito contestado e que perdeu dois pelouros, mas não sei como se chama”, confessava um dos inquiridos.

Informámos que o vereador em causa é Lino Pereira e que ficou apenas sem a coordenação do Plano de Mobilidade e o pelouro do Espaços Verdes, não lhe sendo, por isso, dirigido o pedido feito por esta munícipes, que reside na cidade: “Podem os plátanos do Marachão. É podar. Não cortar”, sublinha.

Gonçalo Lopes, responsável pelos pelouros da Cultura, Desporto e Turismo, foi o vereador mais vezes referenciado pelos inquiridos, tendo sido identificado por 19 pessoas.

O segundo vereador mais nomeado foi Lino Pereira, que tutela os pelouros das Obras Municipais e do Trânsito, identificado por oito pessoas.

Anabela Graça, que tem delegados os pelouros da Educação e da Juventude, aparece em terceiro lugar, ao ser referenciada por quatro dos 60 inquiridos.

Mesmo, assim, melhor que Ricardo Santos, responsável pelas áreas das Obras Particulares Ambiente, Centro Histórico e agora também do plano de mobilidade de Leiria, que apenas foi nomeado por três pessoas.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo