Sociedade

Queres ser astronauta? Inscreve-te até ao final do mês

23 fev 2024 12:19

Do número total de candidatos desta primeira fase, serão seleccionados 250 para a segunda fase, que consiste numa prova de Memória, Velocidade e Raciocínio Espacial.

queres-ser-astronauta-inscreve-te-ate-ao-final-do-mes1
Voo realiza-se em Setembro
Agência Espacial Portuguesa

 

 

Se tens entre 14 e 18 anos à data do voo (29 de Setembro) e frequentas, no máximo, o 11.º ano de escolaridade no corrente ano lectivo, ainda te podes candidatar a ser Astronauta por um Dia, uma competição promovida pela Agência Espacial Portuguesa.

 

As inscrições à primeira fase da terceira edição da competição nacional Astronauta por um Dia encerram no dia 28 de Fevereiro.

 

 

Os candidatos terão de submeter um vídeo de motivação com a duração máxima de 45 segundos, para além do preenchimento de um formulário com informações gerais. Esta iniciativa segue um sistema de avaliação que replica os verdadeiros processos de selecção de astronautas.

Segundo uma nota de imprensa, do número total de candidatos desta primeira fase, serão seleccionados 250 para a segunda fase, que consiste numa prova de Memória, Velocidade e Raciocínio Espacial.

À terceira fase passam 100 candidatos, que realizarão uma prova de aptidão física.

Os 50 finalistas serão convocados para uma entrevista, de onde sairão os últimos concorrentes para a participação no voo parabólico, que só é garantida se, após a realização de um exame médico que confere a sua aptidão.

Os jovens finalistas poderão experimentar um voo de gravidade zero, que simula o ambiente de microgravidade vivido no espaço pelos astronautas.

O voo está marcado para o dia 29 de setembro, partindo da Base Aérea n.º 11 da Força Aérea Portuguesa, em Beja.

As candidaturas podem ser submetidas no website oficial www.astronautaporumdia.pt, no qual também está disponível para consulta o regulamento da competição.

 

“Este ano estamos a registar um número de candidaturas superior ao das edições anteriores do programa, mas queremos potenciar a receção de candidatos com backgrounds diversos e de várias áreas de estudo”, explica Hugo Costa, director executivo da Agência Espacial Portuguesa. “