Sociedade

Quinta do Alçada ganha uma nova casa para brincar e trabalhar

17 fev 2017 00:00

Há inclusão pelas artes no projecto Redes na Quinta.

quinta-do-alcada-ganha-uma-nova-casa-para-brincar-e-trabalhar-5919

Quatro adolescentes, a mesma tarefa: converter palavras em fotografias. A actividade trabalha questões relacionadas com a escola e decorre todas as sextas-feiras na nova casa da associação InPulsar na Quinta do Alçada, em Leiria. Uma casa onde a arte, os computadores e o desporto são os instrumentos de referência para a inclusão social.

Motivar para o sucesso no ensino obrigatório é apenas parte do que acontece no projecto Redes na Quinta. As portas abriram no passado mês de Junho e pelo gabinete passam todas as semanas 25 crianças e jovens entre os sete e os 16 anos de idade.

Ali participam em momentos de estudo acompanhado, introdução à informática, oficinas de expressão plástica e jogos de tabuleiro, entre outros, que, além do mais, ajudam ao diálogo entre culturas numa teia urbana onde convivem populações de etnia cigana, dos países de língua oficial portuguesa, de Marrocos, do Leste da Europa e do Brasil. 

Quando desafiados a transformar palavras em imagens, e a conversar sobre os resultados, os adolescentes estão a envolver-se num "exercício de reflexão" que no fundo é "um programa de treino de competências pessoais que utiliza a fotografia como ferramenta de intervenção", explicam as técnicas Tânia Marques e Ana Veloso.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.