Viver

Quinta edição do Fazunchar leva Ana Lua Caiano, Jaune e Mário Belém a Figueiró dos Vinhos

1 jul 2023 15:10

Pinturas murais, residências artísticas, concertos e muito mais num programa que vai chegar a todas as freguesias do concelho

quinta-edicao-do-fazunchar-leva-ana-lua-caiano-jaune-e-mario-belem-a-figueiro-dos-vinhos
Jaune e Mário Belém (na foto) são os muralistas já confirmados
DR

Cerca de 30 actividades integram o programa da quinta edição do Fazunchar, que se realiza em Figueiró dos Vinhos de 12 a 20 de Agosto de 2023.

Pinturas murais, residências artísticas de música, vídeo e pintura, exposições, concertos, instalações, workshops e visitas guiadas são as propostas anunciadas pela organização.

Está ainda prevista uma acção especial, denominada “Fazunchar faz a Festa”, para assinalar o 10.º aniversário do Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, com nove horas de conversas, desafios artísticos, música e a apresentação do livro Muro, resultado da residência artística de literatura, realizada por João Pedro Vala, na edição 2022.

As pinturas murais voltarão a ocupar não só as paredes de Figueiró dos Vinhos, mas de todas as freguesias do concelho (Aguda, Arega e Campelo) – Mário Belém (Portugal) e Jaune (Bélgica) são os primeiros artistas confirmados.

A residência artística de pintura é uma das novidades de 2023, e, na residência artística de música, é anunciada a participação de Ana Lua Caiano.

Pelas rua da vila de Figueiró dos Vinhos, será possível contactar com a exposição De Tempos a Tempos, produto das residências artísticas de fotografia das edições 2021 e 2022, realizadas pelo fotógrafo portuense Miguel Oliveira.

No primeiro anúncio do ano, o Fazunchar promete programação multidisciplinar, de intensa criação e ocupação do espaço público.

O festival quer continuar a assumir-se como ponto de encontro, diálogo, experimentação e reflexão entre território, comunidade e artes.

O Fazunchar é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos e conta novamente com a curadoria e coorganização da plataforma de intervenção artística Mistaker Maker.