Sociedade
Quiosque junta idosos de Alqueidão da Serra em convívio
Frequentadores do espaço consideram que "foi a melhor da freguesia", localizada no concelho de Porto de Mós

Uns jogam às cartas, outros entretêm- se com damas e dominó, enquanto trocam dois dedos de conversa. É este o ambiente que se vive no quiosque da freguesia de Alqueidão da Serra, um edifício criado a partir da requalificação de um pequeno largo e que serve agora como ponto de convívio entre a população sénior… masculina.
“Às vezes, elas também vêm e algumas até nos trazem um bolinho”, conta Adolfo Ramos, de 72 anos, que os colegas identificam como “organizador” do espaço, por ter movimentado o ‘grupo de pressão’ que reivindicou o recinto à junta desta freguesia do concelho de Porto de Mós.
“Demorou um pouco, mas veio. Agora, só falta uma casa-de-banho e ligar a luz. Está tudo preparado, com quadro eléctrico e interruptores”, aponta o reformado, deixando a sugestão para o próximo executivo da junta, que continuará a ser liderado pelo movimento Juntos Fazemos Alqueidão da Serra, que voltará a concorrer sem oposição nas próximas eleições.
“Foi a melhor obra da freguesia. Pelo menos, tem utilização e muita”, elogia Herculano Saragoça, de 81 anos, contando que antes o local tinha apenas “duas árvores e dois bancos”. “Com a chuva não dava para estarmos ali. Agora, não temos desculpa para não sairmos de casa e convivermos uns com os outros”, observa o idoso, interrompendo, por momentos, o jogo de sueca, que o ocupa na tarde que o JORNAL DE LEIRIA visitou o espaço.