Saúde

Raio x robotizado no hospital de Leiria

10 mai 2022 11:10

Projecto substitui mesa de raio X convencional

raio-x-robotizado-no-hospital-de-leiria

Já está em funcionamento a primeira sala robotizada de raio x do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), localizada no Serviço de Imagiologia do Hospital de Santo André (HSA). O novo equipamento de radiologia robotizado de Aquisição Digital Directa com detectores flat panel, representou um investimento de cerca de 301 mil euros e vem substituir uma mesa de raio X convencional.

"Este é um equipamento de última geração com sistema robotizado, com simplificação dos procedimentos técnicos, incremento na qualidade das imagens obtidas e com redução muito considerável de dose a que expomos os nossos doentes", explica Vítor Pardal, director do Serviço de Imagiologia do CHL, citado numa nota de imprensa.

Segundo o responsável, o "novo equipamento destina-se à realização de todo o tipo de estudos de radiologia convencional, de ambulatório, mas também de Urgência, a adultos e crianças, com detectores dedicados".

Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, afirma que foi dado "mais um passo em frente na modernização do centro hospitalar, com a disponibilização da primeira sala robotizada do CHL no Serviço de Imagiologia no HSA". "Não queremos ficar por aqui. Consideramos avançar com a transformação de mais uma sala afecta à Urgência até ao final deste ano, e nos próximos anos pretendemos substituir as salas de raiosx nos hospitais de Alcobaça e Pombal", acrescenta o administrador.

Além da aquisição e montagem do novo equipamento, o investimento incluiu todos os trabalhos necessários para a substituição do equipamento de radiologia convencional existente, bem como as obras essenciais para adequar a sala ao novo conceito, ao nível do pavimento, das instalações eléctricas e do sistema de ventilação, e a colocação de um sistema de sinalização luminosa e informativa de emissão de radiação ionizante.