Desporto
Rallye Verde Pino invade a região de Leiria de 11 a 13 de Novembro
Prova atravessa 10 municípios e conta com a presença do campeão do mundo de ralis, Timo Salonen
Depois de um adiamento forçado devido à pandemia, em Abril, o Rallye Verde Pino está pronto para regressar às estradas da região de Leiria entre 11 e 13 de Novembro.
A comemorar 30 anos, a prova automobilística mais antiga da região Centro vai passar pelos dez concelhos da região de Leiria, conta com a participação de várias equipas internacionais e a presença do campeão do mundo de ralis, Timo Salonen.
A prova, onde o objectivo é ser mais rápido e mais regular, conta com cerca de uma centena de quilómetros disputados em 19 provas especiais de regularidade cronometrada (PEC). A distância total é de 473,1 quilómetros.
Os motores começam a aquecer na sexta-feira, dia 11, durante a tarde, com as verificações técnicas e o briefing. O arranque está previsto para 21:30 horas, na cidade do Lis.
No sábado, dia 12, o rali cumpre 25,9 quilómetros de classificativas de manhã, que começam na Marinha Grande e seguem por Porto de Mós e Batalha, com duas passagens por cada município.
Durante a tarde, a prova decorre em Pombal, Ansião (com um Slalon de 1,6 km), Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, local de pernoita dos pilotos e da caravana do rali.
No último dia, domingo, dia 12, o rali volta à estrada com as classificativas de Pedrogão Grande e Castanheira de Pera, locais com duas passagens, seguindo para Pombal (com uma segunda classificativa).
O final está previsto no Kartódromo Internacional de Leiria, nos Milagres, onde se disputa a última classificativa da prova a partir das 12:50 horas. A entrega de prémios está prevista para as 15 horas.
O Rallye Verde Pino é organizado pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria em parceria com os dez municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).
A prova, além de integrar o Plano de Promoção Turística da CIMRL, vai promover acções de plantação de 50 árvores por cada equipa participante, sobretudo nas áreas ardidas e nos talhões das matas nacionais, nos municípios de Leiria, Marinha Grande e Pombal.
“No ano em que o Rali Verde Pino comemora 30 anos da sua existência, esta prova assume-se como uma referência nacional no desporto automóvel e motivo para dinamização turística nos 10 municípios da região de Leiria, como um importante estímulo para os visitantes descobrirem a região de Leiria e viverem as emoções do Rali”, enaltece a organização na nota de apresentação enviada às redacções.
O Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML) fundado em 1982, em Leiria, tem inovado com novos conceitos de rallyes em Portugal aliando a velocidade com a regularidade.