Sociedade

Reabilitação da Igreja da Pena no Castelo de Leiria com duas nomeações para prémio nacional

21 jan 2022 12:22

A obra de reabilitação da Igreja de Nossa Senhora da Pena fez parte de um investimento de 4,4 milhões de euros no Castelo de Leiria, que reabriu ao público em Maio do ano passado

reabilitacao-da-igreja-da-pena-no-castelo-de-leiria-com-duas-nomeacoes-para-premio-nacional
A intervenção inaugurada em 2021 implicou a cobertura da Igreja da Pena
Ricardo Graça

É o único projecto do distrito de Leiria entre os finalistas do Prémio Nacional do Imobiliário. A reabilitação da Igreja da Pena está nomeada nas categorias Reabilitação e Empreendimentos Colectivos. A decisão do júri é conhecida a 7 de Abril.

Na lista de 16 finalistas do Prémio Nacional do Imobiliário na categoria Reabilitação, além da obra da Igreja da Pena, no Castelo de Leiria, surgem o conjunto residencial Alcântara Gardens em Lisboa, a biblioteca e arquivo de Grândola, o edifício Litografia Lusitana no Porto e o Mercado Municipal de Famalicão, entre outros.

Nos seis finalistas da categoria Empreendimentos Colectivos, constam, por exemplo, o Museu do Tesouro Real / Palácio Nacional da Ajuda em Lisboa, a unidade industrial da Kerakoll em Aveiro e o edifício Studio no Porto.

A obra de reabilitação da Igreja de Nossa Senhora da Pena fez parte de um investimento de 4,4 milhões de euros no Castelo de Leiria, que reabriu ao público em Maio do ano passado.

A par dos equipamentos mecânicos instalados para facilitar o acesso ao Castelo, a intervenção na Igreja da Pena, que envolveu a cobertura do imóvel, justificada pela necessidade de protecção dos efeitos meteorológicos, contribuiu para o debate acerca do projecto, o mais ambicioso em várias décadas.

“Sem dúvida que o facto de ser finalista é já o reconhecimento da complexidade e importância da obra, mas ganhar um prémio desta envergadura seria a confirmação de que se tratou de uma aposta ganha em defesa do nosso património cultural”, considera a vereadora Anabela Graça, do Município de Leiria, citada numa nota de imprensa.

Atribuído desde 1996, o Prémio Nacional do Imobiliário é tradicionalmente conhecido por Óscares do Imobiliário.