Sociedade

Reabilitação do castelo de Leiria vence prémio no salão do Imobiliário de Portugal

13 mai 2022 17:03

Fortaleza foi tornada mais acessível e inclusiva

reabilitacao-do-castelo-de-leiria-vence-premio-no-salao-do-imobiliario-de-portugal
.
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

A autarquia de Leiria anunciou em comunicado que o projecto para a Reabilitação do Núcleo Amuralhado do Castelo de Leiria conquistou o Prémio Reabilitação Urbana, na categoria Espaços Públicos, na edição dos Prémios SIL do Imobiliário 2022, organizados pela Fundação AIP - Associação Industrial Portuguesa -, através da Lisboa – Feiras, Congressos e Eventos.

A cerimónia de entrega decorreu na quinta-feira, na FIL, que recebe o Salão Imobiliário de Portugal, tendo o prémio sido atribuído a uma intervenção que inclui os projectos de arranjos exteriores, e os projectos de reabilitação da Casa do Guarda, Cisternas Medievais e Igreja de Nossa Senhora da Pena, coordenados pelos arquitectos Nuno Santos Pinheiro e Vasco Maria Santos Pinheiro (Santos Pinheiro Arquitetos Associados).

“Acreditamos que este prémio vai conferir ainda maior visibilidade ao excelente trabalho de reabilitação efetuado no nosso monumento e contribuir para a atração de turistas e dinamização da economia local”, destaca o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, realçando que desde a sua abertura, dia 22 de Maio de 2021, o castelo já recebeu mais de 120 mil visitantes, número muito acima do registado nos últimos anos.

O motivo da candidatura e a razão da atribuição deste prémio resultou do facto de o projecto premiado ter tido como objectivo primordial proteger, conservar, e recuperar a integridade física, bem como revitalizar os valores arqueológicos, históricos, arquitectónicos, estéticos e urbanísticos do Castelo de Leiria. 

Durante os trabalhos, o castelo foi tornado mais acessível e inclusivo.

A intervenção contemplou a reabilitação do núcleo amuralhado, nomeadamente a casa do guarda, as cisternas, tornando visitável o seu interior, e a Igreja de Santa Maria da Pena, alvo de diversos trabalhos de conservação e restauro, incluindo colocação de cobertura e vãos ou arranjos no adro e no acesso à Torre Sineira.

Monumento nacional desde 1910, a fortaleza passou a ter um anfiteatro em pedra, para eventos ao ar livre, os caminhos foram nivelados e calcetados, e introduziram-se zonas de descanso e espécies florestais autóctones.

Foram também construídos acessos mecânicos ao monumento, dois elevadores verticais no lado sul e um elevador em carril no lado norte.

Actualmente encontra-se em curso uma intervenção no Largo de São Pedro.