Viver

Realizador de Leiria falou sobre cinema e inteligência artificial no Tribeca Festival Lisboa

21 out 2024 14:45

Director do Leiria Film Fest convidado a debater o impacto da AI no painel que ocupou o palco do Beato logo a seguir à conversa entre Jane Rosenthal e Robert De Niro

realizador-de-leiria-falou-sobre-cinema-e-inteligencia-artificial-no-tribeca-festival-lisboa
Bruno Carnide (segundo a contar da esquerda) durante a participação no evento de sábado
Grupo Impresa

Desde que, no primeiro dia do ano de 2023, criou Janeiro, uma curta-metragem produzida com recurso a ferramentas de inteligência artificial (IA), Bruno Carnide tem estado envolvido na exploração do potencial que as novas tecnologias colocam ao serviço do cinema.

Já este ano, em Março, o realizador de Leiria estreou um novo filme de animação em que utiliza IA – A Rapariga Que Caminhava Sobre a Neve – e ao longo dos últimos meses participou em vários eventos sobre o futuro da indústria, não só em Portugal como em Espanha, e, mais recentemente, na Albânia.

No sábado, durante a tarde, coube-lhe integrar o painel “The AI Impact: Changing the Landscape of Storytelling, Politics, and Culture”, no contexto do Tribeca Festival Lisboa, logo a seguir à conversa entre a produtora Jane Rosenthal e o actor Robert De Niro no Beato Innovation District, em Lisboa.

Com Bruno Carnide, que é um dos fundadores e directores do Leiria Film Fest, a debater o impacto da inteligência artificial na cultura, na política e na ficção, estiveram Lourenço Medeiros, jornalista editor de Novas Tecnologias da SIC, Nuno Sebastião, fundador e CEO da Feedzai, e ainda Gil Azevedo, director executivo da Unicorn Factory Lisboa. A moderação esteve a cargo de Ricardo Costa, director-geral de Informação da Impresa.

Uma oportunidade, segundo o realizador de Leiria, para explicar que “a IA já está a afectar a forma como se faz televisão e publicidade”, ao mesmo tempo que também “está a mudar” e a “facilitar processos” na indústria do cinema.

O assunto, de resto, começa a instalar-se nos currículos do ensino superior, incluindo no Politécnico de Leiria, onde Bruno Carnide dá aulas.

O Tribeca Festival foi fundado em Nova Iorque por Robert De Niro e Jane Rosenthal e deverá voltar a ter uma edição em Lisboa no próximo ano.