Sociedade

Refugiados acolhidos na Batalha sonham com reencontro com o Papa

12 mai 2017 00:00

Família iraquiana visitou esta tarde o Santuário de Fátima e irá regressar amanhã na esperança de se reencontrar com o Papa, que já lhes lavou os pés.

refugiados-acolhidos-na-batalha-sonham-com-reencontro-com-o-papa-6460
Maria Anabela Silva

A família de refugiados iraquianos, que está a viver em São Mamede, Batalha, visitou esta tarde o Santuário de Fátima. Irão regressar amanhã na esperança de poderem reencontrar-se com o Papa Francisco, com quem já estiveram durante a sua passagem por Itália, onde viveram num centro de acolhimento, antes de chegarem a Portugal.

A iniciativa da visita partiu de responsáveis da cooperativa que os acolheu em Itália, durante os cerca de seis meses em que estiveram naquele centro.

Nesse período, a família foi recebida pelo Papa Francisco, tendo sido um dos grupos de refugiados a quem o Santo Padre lavou os pés, durante a cerimónia do 'lava pés', na Páscoa de 2016.

Agora, a expectativa é que voltem a encontrar-se com o Papa Francisco.
A acompanhar a família nesta visita ao Santuário esteve o presidente da Câmara da Batalha. Paulo Batista Santos conta que a experiência da família com o Santo Padre os marcou "muito", pelo que a possibilidade de vir a Fátima e de poder repetir o encontro seria "muito emocionante".

O autarca sublinha ainda "sucesso" do processo de integração desta família, que chegou ao concelho há cerca de um ano. "Temos como dar exemplo ao mundo de um processo de integração duradouro , sustentado e bem sucedido", afirma Paulo Batista dos Santos.