Sociedade
Região Centro une-se em torno de Santarém, a escolha "ideal" para o novo aeroporto
Comunidades Intermunicipais de Leiria, Coimbra, Beira Baixa e Médio Tejo assinaram, esta terça-feira, uma declaração conjunta em defesa de Santarém, no mesmo dia em que o ministro João Galamba disse que a probabilidade desta opção ser escolhida "é baixa".
Santarém é a “melhor” localização para o novo aeroporto internacional. É esse o entendimento das Comunidades Intermunicipais de Leiria, Coimbra, Beira Baixa e Médio Tejo que, na terça-feira, subscreveram uma declaração conjunta em defesa dessa opção, que consideram “a escolha ideal”.
A localização, a “rapidez” de concretização, o impacto positivo na coesão territorial e o facto de o financiamento ser “maioritariamente” privado são alguns dos argumentos apontados por aquelas comunidades intermunicipais em defesa da opção de Santarém. Em relação à localização, o documento salienta a posição “central face às regiões circundantes”, bem como a “proximidade com importantes vias rodoviárias e ferroviárias”. Por outro lado, permitiria o “descongestionamento de outros aeroportos” e contribuiria para a “coesão do País, cada vez mais inclinado para o Litoral”.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.