Sociedade

Região comemora 25 de Abril, sobretudo em versão online

24 abr 2021 14:00

O 47.º aniversário da Revolução dos Cravos assinala-se este domingo, dia 25. Na região, há várias iniciativas previstas, numa programação condicionada pela pandemia.

regiao-comemora-25-de-abril-sobretudo-em-versao-online

Assinala-se este domingo o 47º aniversário da Revolução dos Cravos. A data será assinalada um pouco por toda a região, mas, à semelhança do que aconteceu no ano passado, as comemorações decorrem maioritariamente em versão online, devido às restrições que a pandemia impõe.

Apresentamos algumas das muitas iniciativas organizadas na região:

 

Ansião

Iniciativa Debate Municipal Jovem, subordinada ao tema Ansião ontem, hoje e amanhã – As expectativas dos jovens, a realizar no domingo, pelas 17 horas, com transmissão na página de facebook da Câmara Leiria.

Caldas da Rainha

Este sábado, pelas 21 horas, realiza-se o concerto 25 de Abril Jovem, pelo grupo Beatbombers, que junta Dj Ride e Stereossauro, ambos de Caldas da Rainha. O concerto terá transmissão em directo nas redes sociais do Centro da Juventude, da União de Freguesias de Santo Onofree do Município.

Amanhã, decorrem as habituais cerimónias oficiais habituais de hastear da bandeira nas sedes das Uniões de Freguesia da sede de concelho e na Câmara Municipal.

Castanheira de Pera

Pelas 10:00 horas haverá hastear de bandeiras em frente dos Paços do Concelho. Uma comemoração em “formato reduzido”, reconhece a Câmara, devido à pandemia. Os participantes devem cumprir as normas da Direcção-Geral de Saúde.

Figueiró dos Vinhos

O tradicional hastear de bandeira, realizado na Praça do Município, está marcado para as 10 horas. Associada às comemorações, encontra-se em exibição, no Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, a exposição de fotografia Os Rapazes dos Tanques de Alfredo Cunha.

Leiria

Dia 25, sessão solene, às 11 horas, no Teatro Miguel Franco, com transmissão através da página de facebook do Município e da Assembleia Municipal. Às 12 horas, terá lugar um momento musical Canções de Zeca Afonso - Índios da Meia Praia.

A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, assinala a data com a transmissão online do espectáculo Memórias de Abril, este domingo, disponível entre as 14 e as 19 horas.

Amanhã, pelas 15:30 horas, realiza-se a iniciativa Abril está na rua, com concentração na Fonte Luminosa, sendo que aos participantes se pede que cumpram as recomendações da Direcção-Geral de Saúde. 

Marinha Grande

Para hoje e amanhã estão agendadas várias iniciativas, maioritariamente em formato online. É disso exemplo o concerto 25 de Abril – Por dentro do silêncio, protagonizado por Teresa Salgueiro, esta noite, às 22:30 horas com transmissão pelos canais digitais da Câmara. Segue-se o cantar da Grândola vila morena e o discurso da presidente da Câmara. Amanhã, pelas 11 horas, realiza-se uma sessão da Assembleia Municipal evocativa do 25 de Abril. O programa completo das comemorações está disponível no site da Câmara.

Ourém

Pelas 23:15 horas deste sábado, realiza-se o concerto Gente da Nossa Terra. Às 23:55 horas será entoada a canção Grândola vila morena, seguida de uma breve mensagem do presidente da Câmara. Amanhã, pelas 10 horas, haverá hastear de bandeira, seguido de concerto por José Santos e Rui Sérgio. Todos os momentos serão transmitidos através das redes sociais do Município.

Pedrógão Grande

Este sábado, a partir das 21 horas, há lugar ao concerto de piano e guitarra intitulado Canções dos Cravos, com Rui David e Marco Figueiredo. A acompanhar na página de Facebook do Município e através do Youtube.

Peniche

Hoje,pelas 21 horas, o concerto Abril a quatro, com João Leitão (voz e guitarra acústica), Thierry Cardoso (guitarras eléctrica e acústica), Daniel Surrador (percussão) e Beatriz Malheiros Leal (acordeão). Transmissão na página de Facebook da Câmara. Amanhã, a várias horas (9h, 12h, 15h, 18h e 21h), a iniciativa Uma mão cheia de poesia divulga poemas alusivos à data, a acompanhar também através do Facebook.

Porto de Mós

Apresentação do livro Quotidianos da Revolução: O 25 de Abril no concelho de Porto de Mós, da autoria do historiador Kevin Soares. Será esta tarde, às 15 horas, no cine-teatro. Segue-se a abertura de uma exposição de rua sobre o mesmo tema, na Praça Arménia Marques. Amanhã, pelas 16 horas, realiza-se uma sessão solene (já com inscrições fechadas).

Pombal

Evocação ao capitão de Abril Salgueiro Maia junto ao seu busto, por volta das 10 horas. Seguir-se-á uma apresentação pública nas redes sociais do Município o videoclipe Pombal canta Abril. Até 30 de Maio, o Arquivo Municipal terá patente a exposição Trazemos à Memória… O 25 de Abril em Pombal contado pelos documentos