Sociedade

Região de Leiria investiu mais de 3 ME no serviço público de transportes

3 fev 2023 15:00

Dados referentes a 2022, ano em que, só na redução de tarifários, com o apoio à aquisição de passes, a Comunidade Intermunicipal investiu cerca de um milhão de euros.

regiao-de-leiria-investiu-mais-de-3-me-no-servico-publico-de-transportes
Este ano, começarão a circular veículos eléctricos ao serviço da rede Mobilis
DR

No último ano, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria investiu mais de três milhões de euros no apoio ao serviço público de transportes de passageiros, nomeadamente em medidas de redução tarifária, através do apoio à aquisição de passes, e no financiamento dos défices de exploração dos diversos sistemas de transportes.

Só para a aquisição de passes foi canalizado cerca de um milhão de euros, de foram a garantir aos utilizadores uma redução de 50% dos custos. Em comunicado, a CIMRL adianta que, no último ano, apoiou a aquisição de 73.061 passes. Destes, mais de 50 mil (aproximadamente 70% do total) correspondem a utentes dos sistemas urbanos de Leiria (Mobilis), Marinha Grande (TUMG) e Pombal (Pombu). Os restastes 30% envolvem outros serviços de transportes, incluindo os passes ferroviários.

“Em média foram apoiados cerca de 6.100 passes por mês, tendo cada passageiro poupado cerca de 50% no custo do passe, o que equivale a um desconto médio de 15€ por passe”, adianta a nota de imprensa da CIMRL, que destaca o aumento de 54% no número de passes apoiados em 2022 face ao ano anterior.

Este investimento da CIMRLé financiado em 80% por verbas do Fundo Ambiental, sendo o restante valor repartido entre os municípios e outros programas geridos pela comunidade

Comparativamente a 2021 constatou-se um aumento de 54% no nº de passes apoiados no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), sendo semelhante o aumento quer no sistema urbano que nos restantes sistemas.

Segundo a nota de imprensa, no último ano manteve-se “trajectória de recuperação do número de passageiros”, que em alguns subsistemas como o Mobilis, TUMG e Pombus já atingiram valores “pré-Covid”.

Citado naquele comunicado, Paulo Santos, primeiro secretário CIMRL, considera “muito positivos” os números relacionados com o aumento dos passes apoiados, que “dão um importante impulso para os desafios de 2023 no domínio da mobilidade regional e da descarbonização ambiental”.

Neste momento, está a decorrer o processo para a selecção de um novo operador para a rede interurbana da região. Este ano, irá ainda ocorrer a integração dos sistemas inter-urbanos nos urbanos, com destaque para o projecto do cartão único do passageiro, melhoria da informação ao público e a continuidade do sistema de transporte flexível para as áreas de baixa densidade, já em curso em Alvaiázere e a implementar em Castanheira de Pera a partir do próximo dia 10.