Sociedade

Região de Leiria quer aeroporto a Norte do Tejo

2 jul 2022 10:16

Três comunidades intermunicipais tomam posição conjunta

regiao-de-leiria-quer-aeroporto-a-norte-do-tejo
.
Ricardo Graça/Arquivo

As Comunidades Intermunicipais da Região de Leiria, da Região de Coimbra e da Região de Viseu Dão Lafões tomaram uma posição conjunta acerca da localização do futuro aeroporto de Lisboa e defendem que este deve ficar a Norte do Tejo.

Em comunicado, os subscritores começam por realçar que “a decisão sobre a localização do futuro aeroporto de Lisboa, pelo impacto estrutural e decisivo para o futuro do País, não pode estar sujeita a episódios e circunstâncias que nada têm a ver com a substância do que está em causa”.

E entendem que, “numa obra desta importância, deve ser pedra-base da decisão um consenso amplo, dentro e fora do Governo: com as principais forças políticas e muito especialmente com o povo português, que exige competência e rigor no uso dos recursos públicos”.

Esse consenso, acreditam as três comunidades intermunicipais, “nunca será possível com uma localização a Sul do Tejo, longe da esmagadora maioria da população servida, que está a Norte do Tejo, e sobretudo longe do rigor e da gestão racional de recursos que se impõe. De facto, não se percebe uma solução a Sul do Tejo que obrigue à construção de uma nova ponte que fará disparar os custos do empreendimento e que vai acentuar as assimetrias e injustiças no desenvolvimento equilibrado e justo do País”.

Para os subscritores, “a melhor opção é clara: o aeroporto deve estar preferencialmente a Norte do Tejo, para dar resposta à economia e aos cidadãos, e ainda complementar aos outros aeroportos do País”. As três comunidades defendem que esta seria a melhor opção, por “razões eficácia e de poupança de recursos”.