Economia

Região: moradias puxam avaliação bancária para o valor mais alto desde 2011

3 jan 2017 00:00

Terceiro mês consecutivo a subir coloca a média dos imóveis financiados pela banca nos 854 euros por metro quadrado.

regiao-moradias-puxam-avaliacao-bancaria-para-o-valor-mais-alto-desde-2011-5649

A média da avaliação bancária de habitações localizadas na região de Leiria subiu em Novembro pelo terceiro mês consecutivo e está agora no valor mais alto dos últimos cinco anos, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Este indicador, que se baseia no universo de imóveis objecto de financiamento, e é obtido através de inquérito aos bancos, aumentou para 854 euros por metro quadrado no território constituído pelos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós. São as moradias que estão a influenciar positivamente a análise, sobretudo as maiores e mais caras, já que o cenário para os apartamentos se mantém praticamente inalterado.

O valor agora anunciado pelo INE cresceu três euros por metro quadrado face a Outubro e 23 euros em relação a Setembro, mas é na comparação homóloga, com Novembro de 2015, que a recuperação (9,2%) se torna mais evidente. É preciso recuar a Dezembro de 2011 para encontrar valores superiores. O ponto mais baixo desde então, 738 euros por metro quadrado, data de Setembro de 2013.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.