Sociedade

Região vai ganhar mais 4.500 compostores domésticos

23 dez 2019 23:00

Objectivo é reduzir a quantidade resíduos orgânicos enviados para aterro.

regiao-vai-ganhar-mais-4500-compostores-domesticos
Projecto de compostagem da Valorlis já desviou do aterro 19 mil toneladas de resíduos
Ricardo Graça/Arquivo
Maria Anabela Silva

A rede de compostores domésticos da Valorlis vai ser reforçada com a distribuição de mais 4500 equipamentos pelos seis concelhos abrangidos por este sistema multimunicipal (Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Porto de Mós e Pombal).

A entrega dos compostores só acontecerá em 2021, de forma a permitir que, até lá, sejam postas no terreno acções de sensibilização e de formação, que garantam uma boa utilização do sistema.

Com esta medida, pretende-se “reduzir a quantidade de resíduos orgânicos possíveis de compostar depositados em aterro”, explica a Valorlis que foi “pioneira” a nível nacional na implementação de um projecto de compostagem doméstica. Iniciado em 2007, este programa conta actualmente com 8.819 compostores e já permitiu desviar do aterro quase 19 mil toneladas de resíduos.

Em causa está o aproveitamento de matéria orgânica decorrente da preparação de refeições e do consumo de alimentos, como cascas de batata ou de fruta e restos de legumes, para a produção de composto que pode depois ser utilizado na agricult

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ