Sociedade

Relação decide: Câmara de Ourém tem de devolver terreno ao Santuário

12 mai 2016 00:00

Presidente do município diz que a autarquia vai recorrer da sentença “até à última instância” para "defender o interesse publico".

relacao-decide-camara-de-ourem-tem-de-devolver-terreno-ao-santuario-4047
Maria Anabela Silva

O Tribunal da Relação de Évora (TRE) confirmou a decisão da primeira instância, que condenou a Câmara de Ourém a restituir ao Santuário de Fátima uma parcela de terreno, que o município considera ser propriedade pública.

Em reacção à nova sentença, o presidente da autarquia, Paulo Fonseca, assegura que a edilidade irá “até à última instância para defender o interesse público”.

Em causa está uma área com cerca de 459 metros quadrados, junto à Praceta de Santo António que, em 2004, foi intervencionada pelo município no âmbito do Urbcom, e o terreno onde está o designado "parque 10", localizado nas imediações da praceta.

No ano passado, o Tribunal de Santarém declarou o santuário como legítimo proprietário das parcelas e condenou a Câmara a restituir o terreno da praceta "no estado em que se encontrava” antes das obras.

Agora, segundo a Agência Lusa, o Tribunal da Relação de Évora (TRE) confirmou a sentença, considerando que o Tribunal de Santarém "aferiu com inequívoca razoabilidade cada depoimento" e que "na motivação da matéria de facto" há "uma coerência irrepreensível", recusando ambiguidade na sentença proferida.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo