Viver

Restauro da Igreja da Misericórdia de Leiria avança

29 jan 2016 00:00

A Igreja da Misericórdia de Leiria será transformada num Centro de Diálogo Interculturas. As obras de restauro custarão 436.766 euros.

restauro-da-igreja-da-misericordia-de-leiria-avanca-2944

O restauro da Igreja da Misericórdia de Leiria, há muito aguardado, será uma realidade já este ano. A aprovação da adjudicação das obras, que custarão cerca de 437 mil euros, está agendada para a próxima reunião de câmara. O objectivo é reabilitar o templo e transformá-lo num Centro de Diálogo Interculturas.

A obra contará com um apoio de 250 mil euros de um fundo participado por vários países europeus.

O projecto vai contemplar a recriação de uma das três primeiras tipografias do País: a tipografia da família Orta, em Leiria, onde foi impressa, pela primeira vez em Portugal, uma obra de carácter científico, o ‘Almanach Perpetuum’, ou as tabelas astronómicas, de Abraão Zacuto.

O projecto está integrado na Rede de Judiarias de Portugal - Rota de Sefarad, constituída com o objectivo de valorizar a identidade judaica portuguesa no diálogo cultural e que, no caso de Leiria, inclui a perspectiva da confluência de culturas, com a revitalização das memórias judaica e cristã.