Viver

Retrospectiva com a presença do realizador Gonçalo Almeida abre hoje a décima edição do Leiria Film Fest

10 mai 2023 08:45

As primeiras duas sessões competitivas do 10.º Leiria Film Fest acontecem também nesta quarta-feira no Teatro Miguel Franco

retrospectiva-com-a-presenca-do-realizador-goncalo-almeida-abre-hoje-a-decima-edicao-do-leiria-film-fest
"Phantom", de 2017, uma das curtas de Gonçalo Almeida para ver hoje no TMF
DR

Uma retrospectiva de filmes de Gonçalo Almeida, com a presença do realizador, preenche a sessão de abertura da décima edição do Leiria Film Fest, na tarde desta quarta-feira, 10 de Maio.

O arranque oficial do festival, com início às 18 horas, no Teatro Miguel Franco, contempla quatro curtas: Thursday Night, Severed Garden, Condrong e Phantom.

Pela manhã, decorrem três sessões para escolas.

No programa de hoje, estão previstas as primeiras duas sessões competitivas. A partir das 21 horas, passam Slow Light (de Katarzyna Kijek e Przemysław Adamski), Not Today (de Yağmur Mısırlıoğlu, uma estreia nacional), Courage (de Star Bazancir e Jasmina Pusök, também estreia nacional) e Farfalle (de Marco Pattarozzi, estreia europeia). E, depois das 22:30 horas, The Other (de Marc Gázquez, estreia nacional), Babajanja (de Ante Zlatko Stolica, estreia nacional), A Day, That Year (de Stanley Xu, estreia nacional) e Ice Merchants, de João Gonzalez.

O Leiria Film Fest decorre entre 10 e 15 de Maio, com 89 curtas, das quais 54 entram na selecção oficial para a competição de ficção, documentário e animação nacional e internacional, filmes para crianças, filmes de Leiria e filmes de estudantes do Politécnico de Leiria.

Gonçalo Almeida é um dos jurados da décima edição do festival.

A Rapariga de Saturno, obra já premiada em Portugal e no estrangeiro, valeu-lhe a nomeação para melhor curta de ficção nos Prémios Sophia de 2022.

Com Thursday Night, Severed Garden e Condrong, que vão ser exibidos em Leiria, arrecadou vários prémios e menções honrosas.