Sociedade

"Revolução dos Cravos" celebra-se segunda-feira

22 abr 2016 00:00

Veja aqui a programação das actividades previstas para a comemoração dos 41 anos do fim do Estado Novo

revolucao-dos-cravos-celebra-se-segunda-feira-3844

ALCOBAÇA
Pelas 12 horas, é inaugurada a exposição Fragmentos de liberdade, Humberto Delgado e a Cela: 40 anos, da autoria do escultor José Aurélio. A mostra, a inaugurar às 12 horas, consiste numa instalação museológica ao ar livre, na Praça Humberto Delgado, em Cela. A sessão solene é às 15:30 horas, no auditório da Biblioteca Municipal.

FIGUEIRÓ DOS VINHOS
As cerimónias oficiais são às 10 horas, na Praça do Município. Pelas 15 horas, será inaugurada a exposição de fotografia25 de Abril – A liberdade passou por aqui, de Alfredo Cunha, que ficará patente na Casa da Cultura e que motivará uma “conversa aberta” com o autor, agendada para dia 28.

LEIRIA
As comemorações começam amanhã, dia 22, com o concerto Juntos, de Jorge Palma e Sérgio Godinho. É às 21:30 horas no Teatro José Lúcio da Silva. Neste dia de manhã, pelas 10 horas, realiza-se a iniciativa Assembleia pequenos e deputados. No dia 25, a sessão solene terá como orador o historiador José Pacheco Pereira e realiza-se no Teatro Miguel Franco, a partir das 16 horas. 

MARINHA GRANDE
O município e as juntas de freguesia prepararam um vasto programa de actividades culturais e desportivas (feira de artes, Milha de cristal, danças latinas, concurso de papagaios de papel, oficinas de percussão, etc). A sessão solene da Assembleia Municipal é às 10 horas. Já no sábado, o auditório da Resinagem recebe, pelas 16 horas, uma tertúlia com relatos de alguns intervenientes do concelho no 25 de Abril. 

NAZARÉ
O auditório da Biblioteca Municipal acolhe a cerimónia comemorativa do 25 de Abril, por volta das 10 horas. Pelas 16 horas, haverá um concerto de SG Cravo, na Praça Sousa Oliveira. Há ainda uma exposição sobre poemas de Abril no átrio da biblioteca. 

OURÉM
A Praça D. Maria II recebe, a partir das 10 horas, as cerimónias oficiais, com a participação da Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ourém e da Sociedade Filarmónica Ouriense. No dia 24, à meia-noite, haverá, naquela Praça, um concerto com canções de Abril.

PEDROGÃO GRANDE 
A sessão solene é às 11 horas, na Casa da Cultura, onde, pelas 16 horas actua a Filarmónica Pedroguense. No dia 24 de manhã, haverá actividades desportivas (passeio de BTT e 2.ª Corrida e Caminhada pela Liberdade). Às 18 horas, na Casa da Cultura, será apresentado o livro Os exilados – Não esquecem nada mas falam pouco, do coronel Manuel Pedroso Marques, que viveu 12 anos no exílio.

PORTO DE MÓS 
As cerimónias serão no Parque Verde, a partir das 16 horas. Haverá uma homenagem, a título póstumo, ao contra-almirante Vítor Crespo (nma foto), capitão de Abril, e a Licínio Moreira, antigo presidente da Assembleia Municipal. Segue-se a sessão solene, o lançamento do livro Cidadão e Marinheiro, de homenagem a Vítor Crespo, e a actuação da Banda da Armada. No dia 24, pelas 21 horas, o cineteatro acolhe o grupo de musica tradicional Vozes do Sul, de Beja.

 

PENICHE
O salão nobre da Fortaleza recebe, a partir das 15 horas, a exposiçãoFortaleza, 1935 Cansado Gonçalves no Depósito de Presos de Peniche. Segue-se a assinatura de um protocolo entre a Câmara e a União de Resistentes Antifascistas Portugueses e o descerramento de uma placa evocativa dos presos anti-fascistas de Peniche. Pelas 15:30 horas, realiza-se a sessão solene da Assembleia Municipal na Capela de Santa Bárbara.