Viver

Ricardo Pessa de Oliveira premiado pela Academia Portuguesa da História

8 nov 2022 10:00

Historiador de Pombal distinguido por livro sobre a Santa Casa da Misericórdia da Redinha, apresentado em Junho deste ano

ricardo-pessa-de-oliveira-premiado-pela-academia-portuguesa-da-historia
Ricardo Pessa de Oliveira conta com cinco livros publicados
Maria Anabela Silva
Maria Anabela Silva

O historiador Ricardo Pessa de Oliveira, natural de Pombal, foi distinguido pela Academia Portuguesa da História com o “Prémio Dr. João Lobo – História”, pelo livro A Santa Casa da Misericórdia da Redinha (1642-1975). A cerimónia de entrega do prémio está marcada para o dia 7 de Dezembro, em Lisboa. Esta é a segunda vez que a academia distingue o investigador.

Apresentado em Junho deste ano, por ocasião dos 380 anos da irmandade, o livro passa em revista alguns dos momentos marcantes da Misericórdia da Redinha, que esteve para ser extinta em 1963 e 1975.

Nos cinco capítulos da obra, Ricardo Pessa analisa os regulamentos da instituição, bem como os irmãos e dirigentes que a lideraram ao longo dos séculos e a acção social que a irmandade desempenhou, através, por exemplo, do hospital, desactivado no início do século XIX.

Há ainda um capítulo sobre património da instituição, que "nunca viveu muito desafogada" e que, "em muitos momentos da sua história", se debateu com "falta de homens" para a dinamizarem, fruto sobretudo da emigração, mas que "não quis ou não pode recorrer ao sexo feminino" para colmatar essa dificuldade".

O livro incorpora também 64 documentos, a "maioria inéditos", que, "não substituindo o arquivo", são "da maior importância" para a irmandade, realçou o autor aquando da apresentação da obra.

Na ocasião, o historiador apontou a falta de documentação - só existia um livro de atas de 1938 a 1995 - com um dos grandes obstáculos que enfrentou, contornado com a consulta de "inúmeros" arquivos e bibliotecas, públicas e privadas.

Cinco livros publicados

Ricardo Pessa de Oliveira nasceu há 39 anos em Pombal. É licenciado em História e tem mestrado e doutoramento em História Moderna. Conta com cinco livros publicados, três dos quais sobre a vida e obra das Misericórdias de Pombal, Abiul e Redinha, datados de 2016, 2019 e 2022, respectivamente.

É também de sua autoria a publicação intitulada Nossa Senhora das Virtudes - Culto mariano e religiosidade popular (Vila Cã - séculos XVI-XIX). Escreveu ainda Notícias e memórias paroquias setecentistas - 11.Pombal, em colaboração com Saul António Gomes.

Em 2016, já tinha sido distinguido pela Academia Portuguesa de História com uma menção honrosa que reconheceu os méritos do livro História da Santa Casa da Misericórdia de Pombal (1628-1910).

É, desde 2020, investigador auxiliar do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes, instituição à qual já tinha estado ligado como bolseiro se investigação.

Actualmente, tem o estudo sobre a obra completa de Marquês de Pombal, que junta uma equipa multidisciplinar e que pretende proceder à identificação, levantamento, transcrição, anotação e edição criticamente anotada de toda a obra escrita de Sebastião José de Carvalho e Melo.