Desporto

Ricardo Porém termina Dakar 2023 como melhor português em prova

15 jan 2023 13:05

Piloto ficou em 12.º lugar entre os protótipos ligeiros, enquanto o outro piloto de Leiria João Ferreira alcançou três pódios e duas vitórias

ricardo-porem-termina-dakar-2023-como-melhor-portugues-em-prova
Ricardo Porém segura a bandeira de Portugal e foi o melhor português no Dakar 2023
MCH Photography

O piloto de Leiria Ricardo Porém foi o melhor português no Dakar 2023 entre os protótipos ligeiros (T3), alcançando o 12.º lugar, posição que, longe dos objectivos propostos pelo piloto, acaba por ser um resultado positivo.

Já o outro piloto de Leiria ao volante de um X-RAID YXZ1000R TURBO PROTOTYPE SXS, João Ferreira alcançou três pódios e duas vitórias entre os inscritos no W2RC. 

Após quase cinco mil quilómetros de especiais, um prólogo e 14 etapas, os pilotos chegam a Lisboa na segunda-feira, 16 de Janeiro, pelas 22:35 horas, num voo (LH1172), proveniente de Frankfurt.

"Os pilotos de Leiria que estiveram inseridos na categoria dos Protótipos Ligeiros (T3), a que está em maior expansão no Dakar, cumpriram o maior objectivo de qualquer piloto que participa nesta maratona: terminar", refere a equipa em comunicado.

Na última etapa que ligou Al-Hofuf a Dammam, João Ferreira alcançou o quinto lugar, demonstrando que consegue acompanhar as principais figuras do Campeonato de Mundo.

“Foi uma etapa onde só pensámos em terminar o Dakar. Depois de uma prova com tantos altos e baixos não podíamos deitar tudo a perder no último dia. Desde o início desta aventura que reiterei que o meu grande objectivo era apenas e só terminar e subir ao pódio final. Além disso, conseguimos coisas muito bonitas e inesquecíveis”, explicou o campeão nacional de TT, que agora vai “preparar a temporada 2023 com tranquilidade e dentro dos objectivos" que definiu para a sua carreira.”

Ricardo Porém foi 10.º e celebrou em Dammam o seu quarto Dakar.

“Partimos para esta aventura com ambições e objectivos e estar aqui neste final de Dakar é muito importante. Ter feito parte desta primeira aventura da X-Raid e Yamaha nos SSV foi um grande orgulho e tenho de agradecer a todos os que viabilizaram esta participação. Tanto eu como o João levámos mais longe o nome da nossa cidade, Leiria, e isso é também algo que me deixa muito feliz”, afirmou o piloto de Leiria.

O Rally Dakar foi a primeira prova do Campeonato do Mundo de Rally-Raid (W2RC).

A próxima ronda desta competição é o Abu-Dhabi Desert Challenge (Emirados Árabes Unidos), que decorre entre os dias 26 de Fevereiro e o dia 3 de Março.