Sociedade

Rio Lena está transformado "num pequeno fio de água"

25 ago 2021 17:47

"É imprescindível que o Ministério do Ambiente assegure uma fiscalização regular"

rio-lena-esta-transformado-num-pequeno-fio-de-agua
Município preocupado com o baixo caudal do curso de água
CM Batalha

O rio Lena está transformado num "pequeno fio de água". A imagem é simples e consta de um comunicado do município da Batalha.

Os Bombeiros Voluntários da Batalha tiveram mesmo de actuar para repor água e “viabilizar o ecossistema local”.

A seca é um dos principais razões para a falta de caudal.

No documento emitido pela autarquia refere-se que a retenção de águas em açudes ilegais e o excesso de bombas de rega ligadas em vários pontos do rio, têm contribuído para o cenário.

“O caudal do rio Lena está transformado num pequeno fio de água em várias zonas do seu trajeto, sendo a seca e os açudes privados os principais motivos deste cenário”, que “está a colocar em risco o equilíbrio ambiental do rio”.

"Este é um problema que coloca em risco o equilíbrio ambiental e suscitou um pedido de intervenção urgente por parte da Agência Portuguesa do Ambiente."

A autarquia apela a uma intervenção por parte da agência, no sentido de verificar os títulos de utilização emitidos para o Rio Lena.

O presidente da Câmara, Paulo Batista, sublinha que é imprescindível que o Ministério do Ambiente “assegure uma fiscalização regular de açudes que estão a reter ilegalmente água para usos privados e não autorizados”.

Esta necessidade por parte do município espera alertar, também, “os utilizadores para que se abstenham de práticas de actos ou actividades de causem a degradação do estado das massas de água e gerem impactos ambientais negativos”.