Sociedade

Rio Lis mais poluído na cidade de Leiria e junto à foz

31 jul 2018 00:00

As análises feitas pela associação Oikos à bacia do Lis revelam que os níveis de contaminação subiram em oito dos 15 pontos de monitorização. Os principais pontos negros estão na zona do Arrabalde e junto à foz

rio-lis-mais-poluido-na-cidade-de-leiria-e-junto-a-foz-9027
Maria Anabela Silva

Já no ano passado, os níveis de contaminação do troço do Lis que atravessa a cidade estavam maus, mas este ano foram ainda piores. As últimas análises efectuadas pela associação ambientalista Oikos à qualidade da água da bacia hidrográfica do rio Lis relevam índices “preocupantes” de contaminação junto à ponte do Arrabalde, com um valor que quase duplicou o resultado registado no ano passado e foi mais de cinco vezes pior do que em 2015, que tinha sido o segundo mais elevado desde 2013.

Outro dos pontos problemáticos evidenciados pelas análises deste ano encontra-se no troço final do Lis, com os últimos três locais de monitorização a revelarem um agravamento da poluição face aos anos anterior. Em termos globais, houve uma subida dos níveis de contaminação em oito dos 15 pontos, sendo que em seis esse aumento foi “muito significativo”.

Numa análise aos resultados, o presidente da Oikos destaca, pela negativa, os dados detectados na zona de Arrabalde da Ponte, cuja amostra é recolhida junto à ponte. “No ano passado, já houve uma subida grande em relação ao ano anterior. Mas este ano é mesmo muito mau. Os últimos resultados confirmam e amplificam os de 2017”, frisa Mário Oliveira, que não consegue encontrar explicação para os valores detectados num ponto que abrange o troço mais urbano do Lis. “É uma situação que merece ser pensada e analisada pelas entidades que receberam os dados [Câmara Municipal e Autoridade de Saúde]”, acrescenta o ambientalista.

O presidente da Oikos alerta ainda para o agravamento da contaminação na parte final do Lis, nomeadamente junto ao açude das Salgadas, onde este ano o valor mais do que triplicou o pior resultado dos últimos cinco anos, que havia sido registado em 2014. “Pode ter havido alguma descarga pontual. Há várias explorações pecuárias nas imediações”, admite Mário Oliveira, que chama também a atenção para o ponto mais próximo da foz, cujo valor deste ano quase que duplicou o de 2015, que tinha sido o mais elevado dos últimos anos.

Outro ponto em destaque, pela negativa, encontra-se junto à Ponte das Mestras, após a confluência do Lena com o Lis, onde foi detectado o valor mais alto dos 15 pontos monitorizados pela Oikos. Situação que, segundo o presidente da associação, pode ser explicado pelo “efeito cumulativo” da contaminação vinda da zona do Arrabalde e do rio Lena.

Este, embora apresente melhorias face ao ano passado, continua a registar valores muito acima dos limites definidos pela legislação, nomeadamente no troço imediatamente anterior à junção com o Lis, que continua a ser um ponto problemático no Lena, com resultados “absolutamente anormais”, apesar da descida registada

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ