Viver

Rir (e talvez chorar) com cinema de Itália em Leiria

3 set 2023 10:43

Cinco filmes num programa de três dias no Teatro Miguel Franco

rir-e-talvez-chorar-com-cinema-de-italia-em-leiria
A Estranha Comédia da Vida, de Roberto Andò
DR

Numa viagem com destino à Sicília, um dramaturgo famoso mas tomado por intenso conflito acaba resgatado da crise criativa por dois cangalheiros. A história é contada pelo realizador Roberto Andò em A Estranha Comédia da Vida, com Toni Servillo no papel de Luigi Pirandello, que esta segunda-feira, 4 de Setembro, pelas 21:30 horas, abre em Leiria a 16ª Festa do Cinema Italiano.

Durante três dias, o Teatro Miguel Franco acolhe obras lançadas em 2021 ou 2022.

Na lista de cinco filmes, constam três documentários.

Na terça-feira, às 18:30 horas, é exibido Pompeia – A Cidade do Pecado, de Pappi Corsicato, em que a actriz Isabella Rossellini é a anfitriã através da cidade congelada no tempo depois da erupção do Vesúvio no ano de 79 d.C.

Também na terça-feira, mas às 21:30 horas, passa Interdito a Cães e Italianos, uma co-produção de França, Itália, Suíça e Portugal, cinema de animação com assinatura de Alain Ughetto, inspirado no percurso da sua própria família, que abandonou Itália por uma vida melhor para encontrar em França o seu porto seguro.

Finalmente, na quarta-feira, mais dois filmes.

Na primeira sessão, às 18:30 horas, In Viaggio (A Viagem de Papa Francisco), projecto em que o realizador Gianfranco Rosi estabelece um diálogo entre o estado do mundo e as deslocações oficiais do líder da Igreja Católica.

A fechar a 16ª Festa do Cinema Italiano, será projectado o documentário Ennio, o Maestro, da autoria de Giuseppe Tornatore, retrato de Ennio Morricone com depoimentos de Bernardo Bertolucci, Quentin Tarantino, Wong Kar Wai e Bruce Springsteen, entre outros.