Viver

Rita Gaspar Vieira inaugura exposição em São Paulo no bicentenário do Brasil

5 set 2022 09:22

A exposição Sábado, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, é um diálogo com a artista brasileira Mónica Ventura

rita-gaspar-vieira-inaugura-exposicao-em-sao-paulo-no-bicentenario-do-brasil

A artista Rita Gaspar Vieira inaugura esta quarta-feira, 7 de Setembro, no Brasil, um novo projecto realizado em parceria com Mónica Ventura.

A exposição Sábado, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, prolonga-se até 15 de Outubro.

Rita Gaspar Vieira (Leiria, 1976) vive e trabalha entre Leiria e Lisboa e através de uma obra ancorada no desenho e na tridimensionalidade “tem vindo a problematizar relações entre a memória privada e a comum colectiva de lugares habitados”.

O diálogo com Mónica Ventura no Consulado de Portugal em São Paulo ocorre no âmbito das comemorações do bicentenário da independência do Brasil, com curadoria de Isabella Lenz.

É uma proposta artística focada na ideia de ‘limite’, pensando-me como uma artista portuguesa face às contemporâneas relações de encontros e desencontros entre Portugal e o Brasil”, refere no texto sobre o projecto.

Trabalho com o meu património emocional e cultural, no qual cabe toda uma herança de histórias dos dois países/lugares identitários, que se cruzam e se ligam, podendo estas ser sempre ‘re’-contadas”.

Rita Gaspar Vieira recupera o sábado, 7 de Setembro que definiu a autonomia do Brasil, tempo “que hoje existe porque se consegue inscrever na história de vida da actualidade”. E que considera como “o presente da inquietação que apresenta o nosso quotidiano, que nos motiva ainda para pensarmos juntos a nossa história comum, de proximidade, afecto e aprendizagem”.

Até Novembro, a artista natural de Leiria está também representada na exposição colectiva Pierres Vivantes, no Musée de Mineralogie de L'École de Mines de Paris, em França.