Economia

RN21, o consórcio que quer valorizar a fileira da resina natural em Portugal

20 mai 2023 14:00

Melhorar a eficiência da recolha de resina é um dos objectivos do consórcio, que mobiliza várias entidades da região

rn21-o-consorcio-que-quer-valorizar-a-fileira-da-resina-natural-em-portugal
A produção nacional de resina situa-se hoje nas 7 mil toneladas. Nos anos 70 e 80 alcançava as 100 mil
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

A Resipinus (Associação de Destiladores e Exploradores de Resina, sediada em Leiria), bem como a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, o Politécnico de Leiria, as empresas Dreamplas (Marinha Grande) e Vieirifabril (Pombal) integram o RN21, consórcio de 37 entidades de todo o País, liderado pela consultora ForestWISE, que, até Dezembro de 2025, terão financiamento de cerca de 30 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para valorizar a fileira da resina nacional.

Marco Ribeiro, presidente da Resipinus, explica que o projecto assenta sobre três pilares. O primeiro é a extracção de resina. Neste campo, prevê-se a realização de estudos que melhorem a produtividade, a mecanização de algumas tarefas, a adopção de sistemas mais eficientes de recolha,

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ