Viver

Roadmap para Artistas da Fundação GDA no festival Artes à Vila

26 jun 2019 00:00

Vá à Batalha e aprenda a ter sucesso em 75 minutos. Aproveite e participe num dos melhores festivais nacionais.

roadmap-para-artistas-da-fundacao-gda-no-festival-artes-a-vila-10398

A Fundação GDA vai realizar uma sessão informativa sobre fundos europeus destinados a projectos de artes e cultura, no âmbito de mais uma edição do #makethemost – Fundos Europeus para as Artes e Cultura, na Batalha. 

Amanhã, dia 28, entre as 10 e as 16:30 horas, no Auditório do Mosteiro da Batalha, o projecto da Fundação GDA, acontece no âmbito do festival Artes à Vila, que recebe, entre outros artistas, Paulo Bragança, Celina da Piedade e Júlio Pereira e terá início no dia 27, às 18 horas – PROGRAMA COMPLETO ARTES À VILA

Numa nota de imprensa, a Fundação informa que o objectivo é “motivar artistas e promover junto deles o conhecimento de como aproveitar melhor os fundos europeus para os seus projectos”. 

O “#makethemost” foi lançado há um ano e “pretende influenciar a motivação, o conhecimento e a capacidade de detetar oportunidades de financiamento para projectos artísticos e culturais portugueses”, refere a nota. 

A iniciativa irá fomentar o “diálogo e a troca de experiências numa dinâmica continuada, através da realização de sessões informais, em espaços culturais privilegiados”. 

“Nestas sessões fala-se, geralmente, dos programas de financiamento disponíveis. Mas também de bons e de maus exemplos – de projectos bem sucedidos e de enormes falhanços. Tudo excelentes exemplos de aprendizagem. Por isso, privilegia-se a apresentação de casos concretos, convidando para isso os seus protagonistas”, explica Francisco Cipriano, o mentor da iniciativa e consultor da Fundação GDA para a área dos fundos europeus. 

Nesta sessão, coordenada e moderada por Francisco Cipriano, os participantes terão conhecimento de dois programas comunitários com vertentes vocacionadas para o financiamento de projectos culturais: o Programa Operacional Regional do Centro 2020 e o Programa Europa para os Cidadãos. 

Além disso, refere o comunicado, terão oportunidade de ficar a conhecer três iniciativas culturais apoiados através de instrumentos financeiros comunitários. Para a Fundação GDA, ao facilitar o acesso à informação sobre gestão de projecto e financiamento europeu, há a possibilidade de “incentivar a internacionalização e o desenvolvimento de iniciativas que reflictam o talento dos artistas portugueses”. 

A acção decorre em conjunto com as outras da responsabilidade Fundação GDA no domínio dos financiamentos europeus. “A ideia subjacente a este projecto é a de mitigar as dificuldades, criadas pela dispersão de informação por múltiplas plataformas, pela opacidade da linguagem ou as dúvidas técnicas e de carácter burocrático, que impedem o aproveitamento eficaz das oportunidades de financiamento disponíveis”, acrescentou o director-geral da Fundação GDA, Mário Carneiro, citado na nota de imprensa. 

A Fundação GDA pretende com esta iniciativas sobre fundos europeus assumir um papel de catalisador, mediador e facilitador dos elementos que proporcionem uma maior fluidez na informação sobre programas dos quais os artistas possam beneficiar. A GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas é a entidade que em Portugal gere os direitos de propriedade intelectual de músicos, actores e bailarinos. 

A Fundação GDA é o seu braço para valorizar o trabalho dos artistas e promover o seu desenvolvimento humano e cultural e a sua protecção social, informa a nota.

LUSA/Jornal de Leiria