Sociedade

"Robot Bootcamp" arranca hoje em Óbidos

4 mai 2021 15:59

Iniciativa integrada no projecto "deCode - Academia de Programação e Robótica" põe crianças a criar braço robótico a partir de casa

robot-bootcamp-arranca-hoje-em-obidos
Parque Tecnológico de Óbidos
DR

Arranca hoje, com uma sessão de apresentação aos pais, o Robot Bootcamp, iniciativa integrada no projecto deCode - Academia de Programação e Robótica, liderado pelo Parque Tecnológico de Óbidos, que, durante oito semanas, sempre às terças-feiras, irá desafiar os mais novos a construir e a transformar um braço robótico.

Trata- se de uma acção 100% online, que assumirá um conceito de formação/workshop para desenvolvimento de competências por orientação e auto-aprendizagem, refere o Parque Tecnológico em comunicado, notando que se trata de uma iniciativa destinada a crianças e jovens dos 10 aos 16 anos.

Ao longo de oito semanas, os participantes terão como desafio construir e programar um braço robótico, pelo que receber as devidas componentes, físicas e electrónicas, aquando do arranque da acção, num kit preparado para o efeito, salienta o líder do projecto.

“Este novo modelo de bootcamp é uma aposta na continuidade da formação em linguagens de programação e robótica com aplicação prática. É a oportunidade dos nossos alunos aprenderem as bases da electrónica, escreverem código e conseguirem ter o seu primeiro robô, construído em casa. É uma actividade que surge da necessidade de se conseguir materializar os conteúdos adquiridos, acompanhando a infinita capacidade criativa dos nossos alunos”, explica André Duque, coordenador do projecto.

“A academia deCode é a nossa resposta ao compromisso social que assumimos de formação em áreas para as quais o ensino tradicional não tem resposta ou necessita de reforço. A aposta na Robótica é uma inovação face a outras ofertas existentes, mais centradas na Programação”, frisa o director executivo do Óbidos Parque.

“Queremos que todas as crianças tenham acesso a este bootcamp, principalmente as mais carenciadas. Basta que o sinalizem e nós temos a solução”, acrescenta Miguel Silvestre.

“É um programa que demonstra claramente o nosso compromisso com o futuro, onde uma associação, que vive dos seus resultados, não deixa, por isso, de investir no mais importante da economia digital: o talento”.

O projeto deCode - Academia de Programação e Robótica foi lançado em 2015, com o objectivo de proporcionar formação em linguagens de programação, valorizando os currículos de crianças e jovens em idade escolar numa área crucial para o seu futuro profissional.

“Óbidos assumiu o pioneirismo no ensino da Programação a crianças e jovens através deste projecto, inicialmente coordenado pelo Óbidos Parque e pelo Município de Óbidos, em parceria com o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos. É agora liderado e dinamizado, de forma integral, pelo parque tecnológico”, expõe a entidade responsável pelo projecto.