Economia

Roca suspende produção em Leiria. Quantos postos de trabalho vale?

1 abr 2020 20:48

Empresa mantém apenas os serviços mínimos comerciais e de logística

roca-suspende-producao-em-leiria-quantos-postos-de-trabalho-vale
Avanço da pandemia de Covid-19 na origem da decisão de parar o fabrico de louça sanitária
DR

A multinacional Roca acaba de anunciar que suspende temporariamente, recorrendo ao mecanismo de lay-off, a actividade industrial, por causa da pandemia de Covid-19, o que afecta a fábrica da Madalena, Leiria, mantendo-se em funcionamento apenas os serviços mínimos comerciais e de logística.

Especializada em louça sanitária, a Roca é a quarta maior empregadora no distrito de Leiria, com 937 trabalhadores, de acordo com dados da consultora Informa D&B, publicados em Dezembro passado na revista "250 Maiores Empresas do Distrito de Leiria", que é distribuída com o JORNAL DE LEIRIA.

Segunda a mesma lista, é também a maior exportadora do distrito de Leiria, com 92,5 milhões de euros exportados em 2018, e a sexta maior empresa do distrito de Leiria em volume de negócios: 115,2 milhões de euros em 2018.

Nas contas da Informa D&B, só o Centro Hospitalar de Leiria, o Centro Hospitalar do Oeste e a Lusiaves empregam mais pessoas do que a Roca, entre as empresas com sede no distrito de Leiria.

No quadro das medidas aprovadas pelo Governo para apoiar a economia face ao surto de Covid-19, disponíveis aqui no site covid19estamoson.gov.pt, em lay-off os trabalhadores têm direito a receber uma compensação retributiva de montante mínimo igual a dois terços do seu salário ilíquido (sem descontos). Esta compensação retributiva não pode ser inferior a 635 euros nem superior a 1.905 euros.

Em comunicado, a empresa informa que a decisão de suspender a produção tem em conta "a fase mais avançada de propagação do coronavírus em Portugal, a redução significativa da procura ou efectiva suspensão de encomendas por parte dos clientes" e "as dificuldades emergentes na cadeia de abastecimento".

O recurso ao lay-off acontece "no seguimento da publicação do diploma que regulamenta o Estado de Emergência pelo Governo Português".

"Activado desde o surgimento do coronavírus em Portugal e revisto semanalmente, ou sempre que o contexto epidémico assim o justificou, a Roca implementou um plano de contingência interno em conformidade com as medidas recomendadas pela Direcção Geral da Saúde e pelo Governo português para a contenção da propagação do vírus [que causa a] Covid-19 e garantir a segurança e protecção de todos os seus colaboradores", lê-se no documento divulgado hoje.

"Esta situação será alterada, mediante novas indicações ou medidas oficiais. A Roca está a monitorizar de forma contínua e a agir activamente, acompanhando a evolução da referida situação no País, manifestando desde já o total reconhecimento a todos os profissionais de saúde, forças de segurança, comerciantes, distribuidores e a todos que mantêm activos os seus serviços para corresponder às necessidades dos portugueses neste momento particularmente difícil", conclui o comunicado da empresa.