Viver

Rodagem de filme da Netflix fecha hoje o Mosteiro da Batalha

31 mai 2022 11:02

Filmagens de Damsel, uma produção que conta com Millie Bobby Brown, da série Stranger Things

rodagem-de-filme-da-netflix-fecha-hoje-o-mosteiro-da-batalha
Equipas da produção no local em meados de Maio
Ricardo Graça/Arquivo

Inicialmente agendadas para 19 e 20 de Maio, as gravações de cenas do filme Damsel, da Netflix, deverão decorrer durante todo o dia de hoje, 31 de Maio, no Mosteiro da Batalha, que por esse motivo se encontra maioritariamente encerrado ao público, confirmou o director do monumento, Joaquim Ruivo.

Os visitantes podem aceder gratuitamente à Igreja do Mosteiro e à Capela do Fundador, embora espaços como o Claustro Real e as Capelas Imperfeitas permaneçam interditos esta terça-feira.

A produção da Neflix conta com Millie Bobby Brown, estrela da série Stranger Things, e é, provavelmente, a maior de sempre no Mosteiro da Batalha. “Nunca vi este aparato”, admite Joaquim Ruivo, num artigo publicado há duas semanas pelo JORNAL DE LEIRIA, nem mesmo durante a rodagem do videoclipe “Dark Ballet”, de Madonna, em 2019, ou do filme A Abóbada, de 2020, uma adaptação para a RTP do conto de Alexandre Herculano. 

Em Damsel, o Mosteiro da Batalha serve de cenário para a família real, embora os espaços possam não ser imediatamente reconhecíveis. “Com efeitos especiais, serão todos remodelados: o Claustro Real será o jardim de um palácio e as Capelas Imperfeitas vão, seguramente, ter um tecto, com recurso a efeitos especiais. Para quem conhece o Mosteiro, será uma surpresa”, adianta o director do monumento, citado pela agência Lusa. 

Realizado por Juan Carlos Fresnadillo a partir de argumento de Dan Mazeau, o filme integra no elenco Millie Bobby Brown, Shohreh Aghdashloo, Robin Wright, Nick Robinson, Angela Bassett, Ray Winstone e Brooke Carter, entre outros, além de 35 figurantes portugueses.

Damsel (em português, donzela) tem estreia prevista para o primeiro semestre de 2023, no serviço de streaming da Netflix.

Na sinopse, a longa-metragem é apresentada como um conto de fadas em torno de Elodie, papel interpretado por Millie Bobby Brown, que casa com o impetuoso príncipe Henry, herdeiro do reino de Áurea. Depois do enlace, Elodie é aprisionada numa caverna como sacrifício para manter um dragão satisfeito. Elodie terá de usar a força e a inteligência para sobreviver e encontrar forma de escapar.

Segundo o regulamento publicado através do despacho 2884/2018, os eventos culturais implicam o pagamento de 1.000 euros por dia pela utilização das Capelas Imperfeitas e o valor é o mesmo para o Claustro Real e para o Claustro D. Afonso V. Acresce a este montante a compensação negociada pela empresa produtora com a Direcção-Geral do Património Cultural pela perda de receitas de ingressos e das lojas do Mosteiro e da Liga dos Combatentes, já que as filmagens implicam o encerramento ao público do monumento, com excepção das visitas à Igreja e Capela do Fundador. 

Ao JORNAL DE LEIRIA, em meados de Maio, Joaquim Ruivo reconhecia potenciais estímulos na economia e na indústria do cinema em Portugal. “Nós temos tudo para produzir bons filmes e sobretudo temos técnicos muito competentes. Acho que é isso que as equipas internacionais estão a ver”. E se vierem mais projectos de Hollywood, da Netflix ou de outras plataformas de streaming, “é todo o País que ganha”. 

O impacto na economia local também já se sente desde há várias semanas. O hotel Lis Batalha começou em Abril a receber elementos da equipa de Damsel, que, durante o mês de Maio, deveriam ocupar, em média, 35 camas de segunda a sexta-feira. Também a Casa do Outeiro, com 24 quartos, ficaria quase totalmente para os objectivos da Netflix durante vários dias.

Entre mais de 250 pessoas envolvidas na rodagem, muitos figurantes são habitantes da Batalha ou de concelhos vizinhos, alguns deles ouvidos pelo JORNAL DE LEIRIA.