Desporto

Rodrigo Basílio sagra-se campeão nacional de xadrez em sub-14

7 set 2020 11:35

Atleta de Leiria, que representa os Corvos do Lis, irá representar Portugal no próximo Europeu de Jovens em 2021.

rodrigo-basilio-sagra-se-campeao-nacional-de-xadrez-em-sub-14
Rodrigo Basílio irá representar Portugal no próximo Europeu de Jovens em 2021
DR

Em representação do clube Corvos do Lis, Rodrigo Basílio acaba de se sagrar campeão nacional de xadrez no escalão de sub-14.

Disputado em Pombal, entre os dias 31 de Agosto e 6 de Setembro, o Campeonato Nacional de Jovens 2020 terminou com um outro pódio alcançado pelo clube de Leiria. A benjamim Leonor Cordeiro ficou em segundo lugar na sua prova, sagrando-se, assim, vice-campeã nacional feminina no escalão de Sub-08.

Nesta retoma competitiva do xadrez presencial jovem federado, após paragem motivada pela pandemia do novo coronavírus, os Corvos do Lis fizeram-se representar com nove xadrezistas, com destaque para o título nacional conquistado por Rodrigo Basílio, que ganhou também o direito de representar Portugal no próximo Europeu de Jovens em 2021.

Miguel Simões, também dos Corvos dos Lis, terminou a prova de sub-16 em quarto lugar, “a meio ponto do pódio”, refere uma nota de imprensa do clube. Marcelo Carreira (sub-20) ficou na sétima posição, enquanto Pedro Bastos (sub-12) alcançou o 9º lugar, falhando “o pódio na última ronda, após renhida luta nos tabuleiros”.

David Carreira (19º) e João Cordeiro (23º) nos sub-14 e os irmãos Henrique e Manuel Basílio (16º e 19º) nos sub-10 foram os outros representantes de Leiria nestes campeonatos nacionais.