Desporto

Roteiro para dois dias a apreciar os melhores lançadores da Europa

9 mar 2018 00:00

A Taça da Europa de Lançamentos é uma oportunidade imperdível de assistir em Leiria a desporto de primeira, mesmo se a chuva aparecer sem ser convidada.

roteiro-para-dois-dias-a-apreciar-os-melhores-lancadores-da-europa-8286

Gosta de desporto? Propomos-lhe um fim-de-semana diferente, com a vantagem de não ter de gastar um tostão. Leiria vai ser invadida no fim-de-semana por alguns dos melhores lançadores do Mundo. O Centro Nacional de Lançamentos (CNL) e o Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa (EML) recebem, pela terceira vez, a Taça da Europa de Lançamentos e o espectáculo é garantido.

Se viver no centro faça uma caminhada até à zona desportiva. Se não, pegue no seu filho, entre no carro e conduza até ao local onde costuma estar instalado o circo: estacionamento não vai faltar. Um conselho: pelo sim, pelo não, leve guarda-chuva.

Tanto no sábado como no domingo, as competições de sub-23 decorrem de manhã, a partir das 9 horas. No CNL, a primeira prova é o lançamento do martelo, onde irá competir o leiriense Miguel Carreira. Absolutamente a não perder.

Outros motivos de interesse existirão, se quiser dar uma saltada dê, mas o foco das atenções estará virado para a parte da tarde, quando lançar as elites. E começa logo, às 14:30 horas, com o campeão olímpico Christoph Harting a tentar aproveitar as brisas que sopram em Leiria para fazer o disco chegar mais longe, numa prova em que terá muita oposição do nono melhor discóbolo de todos os tempos, Daniel Stahl.

Se quiser, aproveite uma pausa para beber um café e comer uma sandes no bar da Juventude Vidigalense. Nas cercanias irá com certeza encontrar Vânia Silva. Goze um pouco da companhia e beba os ensinamentos da atleta de Leiria que conta com três participações olímpicas no já extenso currículo.

Quando forem 15:15 horas terá uma opção difícil para fazer, pois duas provas irão começar em simultâneo. Se lhe apetecer mexer as pernas, atravesse o rio Lis, entre no estádio pela porta 3 e assista ao lançamento do dardo feminino, com várias candidatas à vitória. Por sua vez, no CNL vai competir uma das mulheres do momento. A húngara Anita Marton está em grande forma e sagrou-se campeã mundial indoor do lançamento do peso na semana passada, em Birmingham.

Ainda no CNL, às 16 horas arranca o lançamento do martelo masculino, em que marca presença uma das figuras mais importantes da modalidade. O tricampeão mundial Pawel Fajdek não deverá dar hipóteses à concorrência, lançamento o engenho de mais de sete quilos para lá dos 80 metros.

A jornada fica por aqui, mas se gostou do sábado vai adorar o domingo. É que para o segundo dia ficou o melhor pedaço. A vedeta das vedetas entre os participantes vai entrar em acção, mas já lá vamos. Tudo começa com o peso masculino, às 14 horas, no CNL, numa das provas que promete mais emoção e quase uma dezena de candidatos à vitória.

Se São Pedro ajudar e com a qualidade garantida do espectáculo, provavelmente não vai querer perder pitada. A bifana cai que nem ginjas enquanto observa aqueles rapazes e raparigas enormes, cheios de força, sentados a seu lado.

Os mais bairristas vão gostar de, pelas 15 horas, assistir à leiriense Irina Rodrigues participar no lançamento do disco, onde a gigante alemã Nadine Muller é a grande candidata à vitória.

Depois, qualquer que seja o resultado, o Polis deverá ser invadido por uma multidão em movimento para a porta 3 do estádio, recinto onde pelas 16 horas irá entrar em acção... Johannes Vetter, o craque do momento. Tem 24 anos, mas já é o segundo melhor de sempre do dardo. Tem muitas fãs, mesmo em Leiria, e consegue fazer o engenho voar de um lado ao outro do campo de futebol.

Mas se está bem instalado no centro de lançamentos, então deixe-se ficar, porque o martelo feminino, que começa às 16:15 horas, também terá muito para contar. Acabada a prova, não precisa de ir a correr casa. O pessoal é grande, pesado, mas também muito simpático. Aproveite o porco no espeto e divirta-se.