Viver

Rui Morais entra na administração do Opart, que gere o Teatro Nacional de São Carlos

5 out 2022 09:00

O gestor e programador Rui Morais foi fundador da Academia de Música e Dança de Alcobaça

rui-morais-entra-na-administracao-do-opart-que-gere-o-teatro-nacional-de-sao-carlos

Com um longo percurso ligado à cultura e em especial à Banda de Alcobaça e ao festival Cistermúsica, o gestor e programador Rui Morais assumiu funções como vogal do conselho de administração do Opart – Organismo de Produção Artística, uma empresa do sector empresarial do Estado.

Sob gestão do Opart, encontram-se o Teatro Nacional de São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado.

Segundo comunicado do Ministério da Cultura citado pela agência Lusa, Rui Morais fica com o pelouro da programação num conselho de administração em que também entra Sofia Menezes (ex-EGEAC, no pelouro financeiro) e que continuará a ser liderado por Conceição Amaral.

Sofia Menezes e Rui Morais substituem o economista Alexandre Miguel Santos e a música Anne Victorino d’Almeida.

No mesmo comunicado, ainda segundo a Lusa, o Ministério da Cultura informa que os directores artísticos dos teatros nacionais D. Maria II, São João e São Carlos, assim como da Companhia Nacional de Bailado (CNB), vão passar a ser escolhidos por concurso público.

O primeiro concurso, para a direcção artística do Teatro Nacional de São Carlos, deverá ser lançado entre Novembro e Dezembro, com a expectativa que o novo diretor artístico esteja escolhido no segundo trimestre de 2023.

Devido a esta alteração no processo de escolha das direcções artísticas dos teatros nacionais, o mandato da directora artística do São Carlos, Elisabete Matos, que terminava em Setembro, será prolongado por mais nove meses.

Em funções desde meados do mês passado, Rui Morais é formado em Direito e trabalha como consultor de Gestão de Artes e Cultura. Estudou saxofone no Conservatório Nacional da Escola de Música de Lisboa e fundou a Academia de Música e Dança de Alcobaça.