Sociedade

Sabril garante que irá respeitar a lei e não vai saltar etapas na exploração de Fonte Cova

9 out 2022 15:25

Após Quercus ter alertado para a possibilidade de se afectar o Aquífero Leirosa - Monte Real

sabril-garante-que-ira-respeitar-a-lei-e-nao-vai-saltar-etapas-na-exploracao-de-fonte-cova
“A nossa concessão está fora de toda e qualquer zona de protecção”, recorda responsável pela empresa
Artyom Korshunov@Unsplash
Jacinto Silva Duro

Após a Quercus ter alertado para a possibilidade de um projecto de extracção de areias designado Fonte Cova, da responsabilidade da Sabril - Sociedade de Areias e Britas, poder afectar o Sistema Aquífero Leirosa - Monte Real, a empresa veio garantir que não tem qualquer intenção de operar fora da legalidade e que operará dentro das regras de responsabilidade social.

Na base do aviso da associação ambientalista está o facto de o aquífero servir do abastecimento público de água à totalidade do concelho de Pombal.

Luís Vieira, gerente da Sabril, explica que a empresa ainda não foi notificada do resultado da consulta pública a que a exploração, no limite dos concelhos de Leiria e Pombal, foi submetida.

“As Câmaras de Leiria e Pombal deram parecer favorável, condicionado a várias questões, entre elas a Avaliação de Impacto Ambiental (AIA)”, diz o responsável.

O empresário chama a atenção para a existência, na zona do aquífero, de sete outras concessões mineiras, todas no concelho de Pombal, e algumas a operar dentro dos raios de protecção do lençol freático.

“A nossa concessão está fora de toda e qualquer zona de protecção”, diz, reconhecendo que o sector extractivo é “mal visto”.

“Os nossos lares só têm cimento e azulejo porque existe este sector primário. Queremos o melhor para todos e não queremos conflitos com ninguém!”

A Sabril vai esperar pelas notificações do Portal Participa e da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

“Ao contrário do que a Quercus diz, nunca poderemos ter um plano de lavra aprovado e iniciar trabalhos sem realizar a AIA e depois esperar pela Declaração de Impacto Ambiental. As regras mudaram após o acidente de Borba. Só avançaremos quando estivermos habilitados e legalizados a 100%”, garante.

“A nossa empresa está preparada para o futuro e não para uma visão redutora. Queremos estar a trabalhar bem muitos anos no sector e não queremos problemas. A retirada de minério implica uma responsabilidade social grande e contributo para o território e criação de emprego na zona.”

Do lado das juntas de freguesia, apenas a União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca se pronunciou, argumentando que já existem várias explorações e que não concorda com mais uma, contudo, remete a decisão para o Município de Pombal.

Segundo a autarquia de Pombal, as juntas de freguesias da zona e algumas associações locais estão a “analisar e acompanhar a situação”, tendo sido criado um grupo de trabalho para proceder a diligências junto das entidades competentes, como a DGEG e da Associação Nacional de Municípios.