Viver

Saltar Fora do Umbigo é o novo EP de Ricardo Simões e já se pode escutar

22 jun 2022 15:22

Sete canções escritas e gravadas a solo pelo antigo baterista de No More Rock N Roll Business e Canker Bit Jesus e também guitarrista e vocalista dos Monomonkey

saltar-fora-do-umbigo-e-o-novo-ep-de-ricardo-simoes-e-ja-se-pode-escutar
O músico da Marinha Grande volta a editar sob o nome Rafeiro
DR

“Saltar Fora do Umbigo”, “Armadilhas”, “Puzzle”, “Shining Star”, “Pura Utopia”, “Feedback na Igreja (Vilela)” e “Rosa”.

Sete temas lançados esta semana por Ricardo Simões, músico da Marinha Grande, num novo EP – Saltar Fora do Umbigo – que assina como Rafeiro.

Escolhi o nome Saltar Fora do Umbigo, que é também o titulo da primeira canção, porque este exercicio criativo é importante para mim no sentido em que me permite fugir do meu próprio ego, dos meus problemas, das minhas inseguranças e ao mesmo tempo divertir-me a fazer coisas fora da minha zona de conforto”, explica num texto partilhado no Facebook.

Todas as canções foram escritas, gravadas, misturadas e masterizadas por Ricardo Simões, em estúdio caseiro, com a cantora Ana Santo a colaborar na segunda faixa, “Armadilhas”.

É um conjunto de músicas que gravei em casa, de forma completamente amadora, aprendendo uns truques no Youtube para misturar e masterizar, para me ir desenrascando sozinho”, refere o antigo baterista de No More Rock N Roll Business e Canker Bit Jesus e guitarrista e vocalista dos Monomonkey, entre outros colectivos.

“Tenho perfeita noção que há canções aqui que estão cheias de erros, desafinações, coisas mal tocadas e cantadas, etc... mas deixo o perfeccionismo para os profissionais da coisa, assinala.

E completa: Prefiro escolher o caminho do amadorismo (até porque outro caminho não me era possível) e ir publicando coisas, do que envelhecer e morrer com discos rígidos cheios de música inacabada. Parece-me melhor pôr estas músicas cá para fora e deixá-las existir como são, porque isto liberta-me para começar a trabalhar nas próximas.

Há cerca de cinco anos, Ricardo Simões já tinha disponibilizado no Soundcloud o álbum Extremo Desoriente, também sob o nome Rafeiro.