Viver

SAMP e Filarmónica de Pedrógão Grande promovem concertos de bolso e "Há Música na Aldeia" em oito aldeias

12 out 2020 18:47

Palco em Casa é um dos quatro projectos culturais apurados no Programa de Apoio Municipal à Rede Cultura 2027

samp-e-filarmonica-de-pedrogao-grande-promovem-concertos-de-bolso-e-ha-musica-na-aldeia-em-oito-aldeias
Experiência de trabalho com idosos no Projecto Novas Primaveras sustenta iniciativa
SAMP

Vários idosos vão poder receber, em suas casas, concertos de bolso e artistas de música clássica, pela mão da SAMP.

Através do projecto SAMP – Palco em Casa, os cidadãos serão identificados com recurso à rede de parceiros - SAMP, CLAS, GNR, IPSS e Juntas de Freguesia – e assim solicitar espectáculos com intérpretes e programas à sua escolha.

Segundo a SAMP, os bilhetes para este festival, 100% gratuito, permitem que os idosos possam convidar familiares e vizinhos, com o limite máximo permitido na área da sua casa ou pátio e segundo as directrizes da DGS.

A partir da experiência e do impacto obtidos através do projecto Novas Primaveras, os profissionais SAMP aperceberam-se de “um outro mundo que existe fora das instituições” e dentro de casas de idosos que optam e lutam pelo envelhecimento no contexto local e nas suas comunidades.

Foto: DR

 

“Fomentam-se, assim, laços e relações sociais na comunidade, mas também vínculos familiares, num contexto de fruição estética ao domicílio, em freguesias e lugares mais afastados dos meios urbanos.”

O cartaz conta com músicos profissionais da música clássica, amadores e profissionais da Pop, Tradicional e músicas do mundo.

As Famílias SAMP com experiência de música de câmara - pais e filhos que integram os projectos SAMP – também participam.    

“Através do projecto SAMP, Palco em Casa, pretende-se oferecer uma programação de 'Concertos de Bolso', ou mini-espectáculos de teatro musical, a pessoas idosas, sem meios para assistir a uma programação cultural por razões económicas, sociais, geográficas ou culturais, em territórios mais afastados dos meios urbanos, menos populosos e afetados pelos incêndios, potenciando a sua qualidade de vida através da integração social, num ambiente familiar, mantendo a sua identidade social e significado de vida, em casa.

Além disso, este projecto procura uma mudança de atitude da comunidade, tornando-a mais justa e atenta ao outro.”

Na primeira fase, serão identificados os públicos, criadas plataformas de artistas, programação e sistema de bilheteiras, sendo realizadas visitas às aldeias e casas que irão participar.

Na segunda fase, serão realizados 32 “Concertos de Bolso”, em aldeias isoladas, com músicos profissionais.

Na terceira, realizar-se-á o Há música na aldeia, com oito concertos em oito aldeias.

Será filmado um documentário final, apresentado à comunidade numa sala de espectáculos de Leiria, e realizado um concerto envolvendo as duas Bandas Filarmónicas do projecto - dos Pousos e a de Pedrógão Grande.

O Palco em Casa é um dos quatro projectos culturais apurados no Programa de Apoio Municipal à Rede Cultura 2027.

As intervenções artísticas terão início durante Outubro.