Conteúdo Comercial

Sanfil Medicina em dia de inaugurações

24 mar 2022 00:00

Foi inaugurado um novo serviço de fisioterapia no Centro Hospitalar de S. Francisco em Leiria e foi dada por concluída, neste mesmo complexo, a nova Clínica de Hemodiálise

A SANFIL MEDICINA inaugurou, em Leiria e Alcobaça, novas unidades clínicas e renovados serviços de saúde num evento múltiplo, de dia completo, que contou com a presença de várias dezenas de convidados entre os quais os dois Presidentes destas localidades.

Conforme sublinharam os seus responsáveis, o Grupo SANFIL Medicina pode disponibilizar, às comunidades onde se insere, estas novas infraestruturas porque manteve, na sua integralidade, o plano de investimentos que tinha definido para os anos de 2020 e 2021, apesar do ambiente pandémico vivido, e das incertezas daí provenientes.

Foi inaugurado um novo serviço de fisioterapia no Centro Hospitalar de S. Francisco (CHSF) em Leiria e foi dada por concluída, neste mesmo complexo, a nova Clínica de Hemodiálise que será gerida pela Nefrovida, sociedade do Grupo Sanfil especializada em Diálise.

Este momento marcou a conclusão da primeira fase do projeto de remodelação das instalações daquela unidade de saúde, que havia sido iniciada com a ampliação do respetivo parque de estacionamento bem como com um novo espaço de lazer, constituído por uma área de cafetaria e lounge, localizada no último piso da unidade, com vistas privilegiadas sobre a cidade, o estádio e o Castelo, para utentes, acompanhantes e familiares.

A fase agora concluída reforça a capacidade de prestação de cuidados na área da fisioterapia, contando com mais de 800 m2, onde os utentes poderão contar com 30 boxes de fisioterapia, entre as quais 2 gabinetes de tratamentos diferenciados, consultórios médicos, ginásio terapêutico, ginásio de neurologia, ginásio de terapia ocupacional e ginásio pediátrico, bem como piscina.

A forte aposta neste serviço justifica-se pela confiança dos utentes ao longo das várias décadas de existência do S. Francisco, que começou precisamente como um ginásio de fisioterapia, agora ampliado e com reforço de tecnologia.

De Centro Hospitalar para Hospital de São Francisco

Para os seus responsáveis as novas instalações agora inauguradas são a face visível de um projeto global, iniciado em 2020, que levará à transformação do actual Centro Hospitalar S. Francisco em Hospital de São Francisco, com reestruturação integral das atuais instalações.

Neste sentido, foi com notória satisfação que o Conselho de Administração aproveitou para anunciar a continuidade imediata do projecto através da intervenção, já iniciada, no piso1 da Ala Nascente desta unidade hospitalar, que se espera concluída no prazo de 7 meses, criando novos e melhorados espaços de serviço para a sinistralidade, atendimento permanente, hospital de dia e consultas de especialidade.

O projecto, no seu todo terá o seu término com a construção de um novo edifício – Ala Norte - onde será instalado um moderno bloco operatório, com capacidade para 3 salas cirúrgicas, dotadas da mais recente tecnologia clínica e servidas por um novo serviço de internamento com 42 camas.

Nova clínica de diálise em Leiria

Na presente data o Grupo dá também por concluída a construção de uma nova unidade de hemodiálise em Leiria, propriedade da sua participada Nefrovida, que todos os convidados tiveram oportunidade de visitar, cuja abertura se realizará assim que se conclua o processo em curso de obtenção das autorizações necessárias junto das entidades da saúde.

Para o Conselho de Administração da Nefrovida, também presente no evento, a proximidade aos utentes é um dos seus princípios fundacionais, pelo que é com muita satisfação que agora vê concretizado em Leiria este desiderato, possibilitando-a de trazer às populações insuficientes renais em diálise desta região, não só os tratamentos mais inovadores, mas também o cuidado humano, personalizado que faz de cada um que os procura, o mais especial para a Nefrovida.

Dentro em breve, a Nefrovida começará a receber os utentes de diálise que lhes confiem o seu tratamento e acompanhamento, mas abre desde já as suas portas à comunidade, que poderá testemunhar a qualidade das infraestruturas construídas bem como da tecnologia e equipamentos aí instalados constatando a satisfação e profissionalismo de todos os que servem na Nefrovida.

Já em Alcobaça, a SANFIL MEDICINA também inaugurou hoje/ontem uma nova unidade - a CLÍNICA DE SÃO FRANCISCO - localizada junto à área de residências assistidas da Santa Casa de Misericórdia de Alcobaça, junto ao Modelo/Continente.

A nova infraestrutura clínica conta mais de 1.600 m2 de área de prestação de cuidados de saúde, ampliando os serviços de consultas de especialidade, de tratamentos e de meios complementares de diagnóstico.

A nova unidade de Alcobaça duplica a generalidade dos serviços da unidade antiga, reforçando o corpo clínico e alargando o leque de consultas das várias especialidade e de gabinetes de tratamentos de enfermagem, destacando-se ainda 12 boxes de fisioterapia, 2 gabinetes de tratamentos diferenciados de saúde, ginásio, 2 consultórios de medicina dentária, serviço de cardiologia, com prova de esforço, ECG, ecocardiograma, MAPA e Dopler, serviço de radiologia com ecografia, mamografia, RX, Ortopantomografia e TAC, serviço de gastroenterologia e muito mais.

O projeto, que representa uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, com quem a SANFIL MEDICINA, neste âmbito, celebrou também um protocolo que, entre outros fatores de aproximação, atribui condições especiais no acesso aos cuidados de saúde dos Irmãos da Santa Casa, trabalhadores e familiares.

A nova unidade tem capacidade tecnológica reforçada para dar resposta não só à população do concelho de Alcobaça, mas também às populações dos concelhos limítrofes e visitantes, demonstrando que a cidade, tem história, está viva e aposta no futuro. A Clínica de São Francisco conta também com um espaço de lazer, constituído por uma área de cafetaria e lounge, localizada na entrada da unidade, para utentes, acompanhantes e familiares.

Nova clínica de diálise em Alcobaça

O Grupo deu por concluída a construção de uma nova unidade de hemodiálise, propriedade da sua participada Nefrovida, que todos os convidados tiveram oportunidade de visitar e de ter explicação detalhada por parte dos seus responsáveis.

A abertura desta unidade está prevista para breve, pois apenas se aguarda a conclusão das formalidades legais exigidas para serviços desta natureza.

Um grupo de saúde ao serviço do utente e das comunidades

Os novos serviços, agora criados em Leiria e Alcobaça, continuam a dar resposta aos doentes provenientes do SNS, dos subsistemas de saúde como a ADSE, IASFA, PSP e GNR, de seguros de saúde e de sinistralidade, acrescentando agora espaços diferenciados dedicados a tratamentos de saúde e bem-estar, aos quais todos podem aceder.

Com uma equipa jovem, qualificada e com forte traço humano, as novas unidades inauguradas, asseguram de forma inequívoca o futuro da Sanfil Medicina e suportam o seu compromisso - “ A cuidar desde 1953”.

Artigo escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990