Sociedade

Santa Casa da Redinha vai criar lar para idosos em nova sede

23 mar 2022 09:25

Sonho perseguido há 20 anos em instituição de Pombal

santa-casa-da-redinha-vai-criar-lar-para-idosos-em-nova-sede
Nova unidade terá capacidade para 112 utentes
DR
Jacinto Silva Duro

Vai chamar-se Complexo Social Nossa Senhora da Soledade e congregará todas as respostas sociais actuais da Santa Casa da Misericórdia da Redinha (SCMR) e um novo lar ou Estrutura Residencial para Idosos (ERPI).

O projecto de arquitectura foi aprovado em reunião de câmara, faltando agora saber a resposta de uma candidatura aos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para que a obra possa avançar e começar a prestar apoio a utentes.

O actual edifício-sede, situado nas proximidades da igreja paroquial, presta serviço de apoio domiciliário a 28 pessoas e serve como centro de dia para mais 25. “Já não dá resposta às necessidades e a SCMR tem um terreno onde o complexo pode ser edificado”, explica Andreia Dias, coordenadora de projectos da instituição.

A nova unidade terá capacidade para 112 utentes, 30 em centro de dia, 42 em serviço de apoio domiciliário e 40 na nova ERPI. Esta nova resposta social é considerada essencial para esta freguesia e naquela parte do concelho.

A directora técnica Sílvia Lourenço sublinha que há mais de 20 anos que a construção do novo espaço é um dos objectivos perseguidos pela Santa Casa da Misericórdia.

“As respostas no envelhecimento são cada vez mais necessárias, embora se considere que as ERPI não são a solução mais desejável, sendo que o preferível seja que as pessoas vivam no seu contexto de vida natural. Ainda assim, é preciso garantir os apoios mínimos”, adianta.

A freguesia da Redinha é a quarta mais envelhecida do concelho de Pombal, após Abiul, União de Freguesias de Alitém e de Vila Cã, e é a única que não conta com uma ERPI privada ou gerida por uma IPSS.